Última hora

Carros mal-estacionados podem ser denunciados através de aplicação mobile

9 Agosto 2017
Carros mal-estacionados podem ser denunciados através de aplicação mobile
Tecnologia
0

Tornar o cidadão comum da sociedade em fiscalizador da mesma é uma prática cada vez mais comum pelas entidades que se encontram ao serviço do Estado, das Autarquias ou das Freguesias.
Com a aplicação mobile “Queixa de estacionamento ilegal” qualquer pessoa pode, agora, apresentar uma queixa formal sobre os veículos que se encontrem mal estacionados, enviando, por e-mail, um formulário e respetivas fotografias de um determinado veículo mal-estacionado.
No texto publicado no sítio onde se pode fazer download da aplicação, na loja app store, da Google, é referido que “a Polícia Municipal confirma que dá seguimento às queixas dos cidadãos por esta via, de acordo com o estipulado no n.º 5 do artigo 170.º do Código da Estrada” e que “em Lisboa, entre janeiro e março de 2017, em apenas três meses, foram levantados 1332 autos com esta origem”.
O processo de apresentação das queixas está longe de estar isento de falhas, devidamente enunciadas pelos utilizadores nos comentários à aplicação na app store, da Google. As queixas centram-se sobretudo no “tipo de infrações que podem ser reportadas e na dificuldade de preencher corretamente todos os campos do formulário”, pode ler-se no sítio da internet onde se faz o download da aplicação “Queixa de estacionamento ilegal”.
Mas há outras limitações, como o facto de as queixas poderem apenas ser feitas a partir de algumas cidades, com a utilização circunscrita a algumas cidades, não abrangendo todo o território nacional e não há indicação de quando vai poder ser usada noutras zonas do país.
A aplicação mobile, grátis e exclusiva, até ao momento, para dispositivos Android, pode ser descarregada na loja Google Play.