As inscrições de filmes na 25.ª edição do Curtas Vila do Conde, Festival Internacional de Cinema, que decorre entre os dias 8 e 16 de julho de 2017, estão abertas.
Este ano são aceites novas curtas-metragens, produzidas em 2016 ou a produzir em 2017, com a duração máxima de até 60 minutos, em película (35 ou 16 mm) ou digital, através do site do festival ou na plataforma Filmfreeway.
Em 2017, a estrutura das competições será semelhante às edições mais recentes do festival: Competição Nacional, Internacional, Experimental, Vídeos Musicais, Curtinhas e Take One!
O Curtas Vila do Conde admite, para as diversas competições, animações, documentários, ficções, filmes experimentais e vídeos musicais, em película (16mm e 35mm) ou digitais (DCP ou ficheiros vídeo), produzidos em 2016 ou em 2017, de duração inferior a 60 minutos, salvo exceções assinaladas.
A Competição Nacional apresenta-se como uma montra da mais recente produção portuguesa, enquanto a Competição Internacional apresenta um conjunto de filmes de assinalável diversidade temática e geográfica. Por sua vez, a Competição Experimental integra curtas que evidenciam novas abordagens à imagem em movimento.
Na Competição de Vídeos Musicais, que desde 2014 passou a aceitar exclusivamente trabalhos nacionais, poderão ser inscritos videoclipes de bandas ou artistas de origem portuguesa ou produzidos por autores portugueses.
A Competição Take One!, reservada a filmes de escola, aceita filmes realizados por alunos de nacionalidade portuguesa ou inscritos em estabelecimentos de ensino superior nacionais ou cursos de cinema no estrangeiro.
A Competição Curtinhas, também dedicada à formação de públicos, aceita filmes para crianças e jovens.
As inscrições de filmes nas competições Internacional, Experimental e Curtinhas decorrem até 7 de abril de 2017 enquanto para a competição Nacional, Vídeos Musicais e Take One!, o prazo estende-se até 22 de maio de 2017. O custo de inscrição é de 12 euros. Na competição Take One! a inscrição é gratuita.
Na edição de 2016 foram inscritos no festival de Curtas Metragens de Vila do Conde cerca de 2000 filmes.