Última hora

Lizarda faleceu esta manhã com 100 anos de idade

12 Janeiro 2017
Lizarda faleceu esta manhã com 100 anos de idade
Local
0

António Fernandes da Silva, Lizarda, alcunha que o acompanhou durante toda a vida e que a ganhou por ter trabalhado numa mercearia chamada “Casa Lizarda”, com 100 anos de idade, faleceu esta manhã em Macieira da Maia, freguesia de Vila do Conde.
Lizarda começou a dar os primeiros pontapés na bola de futebol aos 15 anos, no Ramaldense, no Porto, foi funcionário da Câmara Municipal de Vila do Conde e passou a representar o Rio Ave aos 23 anos, depois de ter jogado no Azurarense.
António Fernandes da Silva nasceu a 28 fevereiro de 1916, em Azurara, uma freguesia de Vila do Conde.
Lizarda faz parte da história do Rio Ave, pois integrou a primeira equipa do clube de Vila do Conde que venceu o Campeonato de Promoção, a divisão mais baixa dos distritais, na temporada 1941 – 1942.
A transferência de Lizarda do Ramaldense para o Rio Ave só foi possível através de donativos de associados e simpatizantes do clube, uma vez que a equipa de Ramalde só aceitou a transferência do jogador após o pagamento de uma verba de 250 escudos, metade da inicialmente pedida.
Lizarda foi extremo direito do Rio Ave, onde jogou até aos 37 anos, acabando a carreira devido a uma lesão. Mais tarde jogou pelas “velhas glórias” até aos 61 anos.
A direção do Rio Ave já reagiu à morte de Lizarda e na página oficial do Clube, o presidente, António da Silva Campos, escreve que “ Lizarda parte, mas deixa uma história cheia de aventuras, de exemplos de paixão ao futebol e ao Rio Ave.
Lizarda personificou e continuará a personificar a História do Rio Ave. São homens assim, arreigados e corajosos, que construíram o nosso Clube, quando o futebol era só paixão, esforço e honra pela camisola que vestiam.
Ficará para sempre o agradecimento ao Lizarda e a todos aqueles que, como ele, nos ofereceram este Rio Ave”.
O funeral de António Fernandes da Silva, Lizarda, é amanhã, às 15 horas, na Igreja de São Donato, em Azurara, onde o corpo está em câmara ardente.