Última hora

Encerramento das comemorações dos 500 anos do foral de Vila do Conde

2 Novembro 2016
Encerramento das comemorações dos 500 anos do foral de Vila do Conde
Cultura
0

O ano 2016 fica marcado pela passagem dos 500 anos do foral novo de Vila do Conde, que D. Manuel I outorgou à agora cidade, a 10 de setembro de 1516, e que tiveram a sua conclusão na passada sexta feira com a conferência “O foral novo de Vila do Conde e a sua época”, o lançamento da terceira série do Boletim Cultural “Vila do Conde” e o concerto “Cantus Manuelinus” pelo grupo “Vox Angelis”.
Amélia Polónia, A. Carmo Reis, Francisco Ribeiro da Silva e Eliana Sousa deram contributos para a conferência “O foral novo de Vila do Conde e a sua época”, que permitiu aos presentes saberem um pouco mais sobre as dinâmicas do burgo à época e todo o envolvimento de D. Manuel I na reforma dos forais.
Durante a conferência de encerramento da celebração dos 500 anos do foral novo de Vila do Conde foram ainda lembrados todos os eventos que ao longo do presente ano foram promovidos para celebrar a data, “como o lançamento do selo de CTT comemorativo dos 500 anos do foral, as visitas às escolas com o foral à guarda do Arquivo Municipal de Vila do Conde, a produção e oferta às crianças do primeiro ciclo do puzzle alusivo à efeméride, a realização da Feira Quinhentista ou a campanha promocional que se estendeu ao concelho de Vila do Conde”. Durante o encontro, foi apresentada a terceira série do Boletim Cultural “Vila do Conde”, relembrando o percurso desta publicação ao longo dos anos e as figuras de João Maria dos Reis Pereira e do Eugénio Andrea da Cunha e Freitas, coordenadores das anteriores edições.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, congratulou-se com “a forma como Vila do Conde soube celebrar com dignidade esta importante data da sua história”, revelando ainda a satisfação que sentia “em voltar-se a publicar o Boletim Cultural Vila do Conde”.
Pelo grupo “Vox Angelis”, Vila do Conde encerrou estas celebrações ao som do concerto “Cantus Manuelinus” na Igreja Matriz da cidade.