500 anos depois de D. Manuel I outorgar o foral a Vila do Conde, a 10 de setembro de 1516, a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver diversas iniciativas que celebram esse momento importante da história da cidade.
A próxima agendada é a Feira Quinhentista, a 17 e 18 de setembro, na Praça Vasco da Gama, junto aos Paços do Concelho e à Igreja Matriz de Vila do Conde.
Com a Feira Quinhentista, Vila do Conde pretende recuar 500 anos, até à época manuelina, e mostrar a animação, a gastronomia e o artesanato da época.
As recriações históricas estão a cargo da Associação Velha Lamparina e contam com a participação do elenco do espetáculo “Um Porto para o Mundo”.
Durante a Feira Quinhentista vão ser recordados os momentos em que o rei D. Manuel I passa por Vila do Conde, aquando da peregrinação a Santiago de Compostela, e dá o impulso determinante para a construção da Igreja Matriz.
Outra referência a destacar é a chegada do emissário régio a Vila do Conde com o foral manuelino que se encontra no Arquivo Municipal da cidade.
Na Feira Quinhentista vai ser possível cunhar uma moeda, assistir a espetáculos de falcoaria, fogo, bailarinas, serpentes, malabares, torneios e acampamentos.
O espaço tem entrada livre e vai funcionar, no sábado, das 11h às 24h, e, no domingo, das 11h às 20h30.