Última hora

Forças de Segurança Unidas fazem Gala “Todos pelo Dinis”

2 Agosto 2016
Forças de Segurança Unidas fazem Gala “Todos pelo Dinis”
Cultura
0

O Dinis deveria ser uma criança de três anos igual a tantas outras, mas não é. Deveria estar a dar os primeiros passos seguros e também a experimentar as primeiras quedas, mas não está, pois não consegue andar devido ao facto de ter Hipotonia (falta de força muscular).
A Hipotonia não é uma doença médica específica. É uma manifestação de muitas doenças e desordens que afetam o sistema nervoso central e causam a falta de força muscular.
Reconhecer a Hipotonia é geralmente fácil, mesmo em recém-nascidos, mas o diagnóstico da causa pode ser difícil e muitas vezes não é atingível e os efeitos, a longo prazo, causam um distúrbio no normal crescimento da criança.
Alguns distúrbios hipotónicos têm tratamento específico, mas o principal antídoto para as causas idiopáticas ou neurológicas é a fisioterapia, para ajudar a pessoa a compensar a incapacidade neuromuscular.
O Dinis precisa de fazer fisioterapia 4 vezes por semana, os tratamentos não são suportados pelo Estado, o pai do menino tem trabalho precário e a mãe está desempregada, o que faz com que não consigam suportar as despesas e necessitem da ajuda de todos.
As Forças de Segurança Unidas organizaram a Gala de Solidariedade “Todos pelo Dinis”, no passado sábado, 30 de julho, na sede do Grupo Folclórico de São Salvador de Macieira da Maia, Vila do Conde, e angariaram 2870 euros que foram entregues, na íntegra, aos pais do Dinis.