Uma adolescente de 15 anos morreu afogada esta segunda feira à tarde, pelas 16h30, na praia da Azurara, em Vila do Conde e uma amiga foi resgatada do mar por surfistas.
Pedro Ramalho e Rodrigo Laranjeira socorreram uma jovem da água da praia da Azurara e, quando a removeram para o areal, a adolescente disse que uma amiga estava também no mar. Quando a segunda rapariga foi retirada da água pelos mesmos surfistas estava já em paragem cardio-respiratória.
Polícia Marítima, Capitania, Bombeiros de Vila do Conde, INEM, VMER e ISN foram chamados à praia de Azurara, por volta das 16h30, para uma situação de pré-afogamento de duas jovens, uma de 14 e outra de 15 anos.
“Quando a ajuda chegou, uma das raparigas já estava a ser socorrida no areal da praia por surfista locais e a segunda jovem foi retirada da água” e as entidades de socorro fizeram manobras de reanimação também no areal.
Segundo o Comandante da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, Simas Silva, a praia da Azurara, junto ao Parque de Campismo, não tem vigilância.
“Estiveram um tempo alargado a tentar, ainda no areal, reanimar a vítima, com todos os meios suficientes, tendo, depois, continuado as manobras de suporte avançado de vida, já na ambulância. Fez-se tudo o que possível, mas o óbito foi declarado às 18:15”, afirmou Simas Silva.
A vítima mortal, de 15 anos, foi transportada para o Instituto de Medicina Legal.