Está a decorrer o EURO 2016, campeonato europeu de futebol, que se realiza em França. Como tem sido habitual nos últimos campeonatos, europeus e mundiais, existe um grande otimismo em relação à prestação da nossa Seleção. Este otimismo é justificado pela competência, internacionalmente reconhecida, de vários jogadores que integram a equipa.
Seguramente que muitos olhos, espalhados pelo mundo inteiro, irão acompanhar a “arte” que jogadores como Cristiano Ronaldo, várias vezes eleito o melhor jogador de futebol do mundo, são capazes de colocar em campo, enchendo de satisfação os apreciadores desta modalidade desportiva. O facto de a seleção portuguesa merecer a atenção de milhares, ou mesmo milhões, de adeptos de futebol de todo o mundo é também importante para Portugal como destino turístico. Nas conversas sobre o futebol português, surgirá também, com certeza, temas como a gastronomia e a praia, potenciando dessa forma um maior interesse em visitar Portugal.
A concentração de pessoas que se verifica junto aos estádios de futebol pode, e deve, ser aproveitada para a realização de campanhas promocionais do turismo. A presença da Seleção Portuguesa em França poderia ter siso aproveitada para desencadear algumas ações promocionais do turismo em Portugal. Mas não são apenas estes grandes campeonatos, europeus ou mundiais, que devem ser aproveitados para a promoção turística. Também ao longo do ano, nas competições internacionais em que participam as equipas de futebol portuguesas, recebemos a visita de milhares de adeptos estrangeiros, que muitas vezes vêm apenas por 1 ou 2 dias. Aproveite-se essa curta visita para lhes dar a conhecer o que temos e o que somos, e dessa forma abrir-lhes o “apetite” para cá voltarem com as famílias e amigos, em estadias mais longas.
Mas também ao nível da Primeira Liga nacional, os jogos de futebol podem ser aproveitados para promover o turismo interno. Os adeptos fazem dezenas e centenas de quilómetros para ver as suas equipas jogar, e muitas vezes apenas ficam a conhecer o estádio onde o jogo se realizou. Definam-se estratégias promocionais do turismo das regiões visitadas por esses adeptos, para quer possam ter a vontade de regressar para uma outra visita mais turística.
O futebol arrasta multidões, que se concentram junto dos estádios. E estas multidões são potenciais turistas. Ações promocionais do turismo nacional, ou regional, junto destas multidões poderá contribuir para o contínuo crescimento que se tem verificado na atividade turística em todo o país.
“Uma equipa, uma paixão. Milhões no coração. Força Portugal!”