Última hora

USF Aqueduto: queremos apostar na Promoção da Saúde!

24 Março 2016
USF Aqueduto: queremos apostar na Promoção da Saúde!
Opinião
0

A Unidade de Saúde Familiar Aqueduto (USF Aqueduto) é uma unidade de prestação de cuidados de saúde, individuais e familiares, dotada de autonomia organizativa, funcional e técnica, e integrada numa lógica de rede com as outras unidades funcionais do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto IV – Póvoa de Varzim/ Vila do Conde, sendo a sua localização em Vila do Conde. A equipa profissional desta unidade é constituída por sete médicos, sete enfermeiros e cinco secretárias clínicas; neste momento conta com três internos de formação específica em Medicina Geral e Familiar. Os profissionais trabalham em equipas multiprofissionais, sob o modelo assistencial de médico de família / enfermeiro de família por área geográfica / secretário clínico. A USF Aqueduto tem por missão a prestação de cuidados de saúde personalizados à população nela inscrita, garantindo a acessibilidade, a globalidade, a qualidade e a continuidade dos mesmos. Tem como base a promoção e vigilância da saúde, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento da doença de forma planeada e sustentada. Desenvolve actividades dirigidas ao indivíduo, à família, à comunidade, com especial atenção aos grupos vulneráveis e de risco. Orienta a sua actividade pelos princípios da conciliação, cooperação, solidariedade, autonomia, avaliação e gestão participativa. Neste sentido e motivada por estes princípios, a equipa da USF Aqueduto entende que a sua ação junto da comunidade deve ser cada vez mais próxima, surgindo assim, a ideia de publicar conteúdos relacionadas com a saúde nos meios de comunicação e fruto desta aspiração emerge esta rubrica, para desta forma fazer jus à sua missão enquanto unidade promotora de saúde, criativa e inovadora. Mas afinal, o que é a Promoção de Saúde?
A Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1997 na Carta de Ottawa apresenta o conceito de Promoção da Saúde como o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e das comunidades para controlarem a sua saúde no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio. No centro deste processo encontra-se o reforço do poder (empowerment) das pessoas e comunidades para que estas assumam um papel ativo e participativo em relação à sua saúde, podendo assim fazer escolhas esclarecidas e autónomas, estabelecendo-se uma parceria entre utente e profissional de saúde.
Posto isto, tentaremos abordar conteúdos do âmbito da saúde de forma contextualizada às circunstâncias e momentos, com uma abordagem simples, mas cientificamente sustentada. Os artigos serão elaborados por diferentes membros da equipa. Nesta lógica de parceria, estamos receptivos a propostas de temas, para deste modo irmos ao encontro daquilo que é significativo para o leitor.
Também queremos manifestar o nosso agradecimento ao Jornal Renovação por esta oportunidade.
Na expetativa que este seja o início de uma parceria profícua, até ao próximo artigo!

Ana Sofia Portela

USF Aqueduto