Última hora

Junta de Freguesia Vila do Conde e ESEIG promovem Rota do Pescador

8 Março 2016
Junta de Freguesia Vila do Conde e ESEIG promovem Rota do Pescador
Cultura
0

A Junta de Freguesia de Vila do Conde e a Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão (ESEIG) promovem, em parceria, a partir da figura e da cultura do pescador e das gentes do mar, um novo projeto cultural e turístico para Vila do Conde.
A Junta de Freguesia de Vila do Conde, com o intuito de preservar a ligação identitária e cultural de Vila do Conde à pesca e aos seus pescadores, e que tem no lugar de Caxinas e Poça da Barca a maior comunidade piscatória do país, pretende “dar a conhecer ao país e ao mundo as nossas gentes do mar”, promovendo, em parceria com a ESEIG, o novo projeto cultural e turístico “A Rota do Pescador”.
O protocolo foi assinado na quarta-feira na ESEIG, numa sessão que contou com as presenças de Flávio Ferreira, Presidente da ESEIG, Maria Alcide Aguiar, Presidente de Junta de Freguesia de Vila do Conde, Lino Ferreira, Vice-Presidente da ESEIG, Milena Carvalho, responsável pelo Gabinete de Relações Internacionais, Fábio Faria, Vogal do Executivo da Junta de Freguesia de Vila do Conde e dos alunos da licenciatura em Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação, da ESEIG, responsáveis pela investigação do projeto, André Pinto e Duarte Gomes.
O projeto conta, num primeiro momento, com uma equipa composta por elementos da Unidade Técnico-Científica de Ciência da Informação e da Unidade Técnico-Científica de Informática. Num segundo momento, a equipa será alargada a membros da Unidade Técnico-Científica de Design e da Unidade Técnico-Científica de Gestão e Administração Hoteleira.
Nesta fase inicial serão desenvolvidas diversas entrevistas semiestruturadas a elementos dos núcleos piscatórios de Vila do Conde, Caxinas e Poça da Barca, onde serão também abordadas as questões relacionadas com o Património Informacional, Cultural, Religioso, Gastronómico, Arquitetónico, Naval e Conserveiro locais.
Após a recolha, tratamento e organização da informação, “ A Rota do Pescador” pretende-se efetuar a criação de um catálogo e de um portal eletrónico descritivo da arte da pesca, além da criação de um logotipo que permita a identificação do projeto e a tradução fiel da identidade cultural da comunidade piscatória de Vila do Conde.
Segundo a Presidente de Junta de Vila do Conde, Maria Alcide Aguiar, “pretende-se que Vila do Conde, através da criação de uma rota centrada na cultura dos nossos pescadores e da realização de eventos representativos da nossa identidade piscatória, se torne num polo turístico que promova um modelo de turismo baseado na tradição, herança e património local dos nossos homens e mulheres do mar”.
O projeto será apresentado a toda a comunidade vilacondense na semana em que se assinala o Dia Nacional do Pescador, a 31 de maio de 2016.