Última hora

Festival de Folclore de Vila do Conde terminou este domingo

23 Março 2016
Festival de Folclore de Vila do Conde terminou este domingo
Cultura
0

Terminou este domingo, 20 de março, o III Festival de Folclore Concelhio de Vila do Conde.
No primeiro domingo do evento, a 6 de março, atuaram os Ranchos Regional de Mindelo, Folclórico Santa Marinha de Ferreiró, os Grupos Folclóricos S. Salvador de Macieira da Maia, Pescadores das Caxinas e Poça da Barca, Pescadores de Vila Chã e Danças e Cantares de Modivas.
No segundo domingo, 13 de março, o Festival contou com as participações dos Ranchos Folclóricos de S. Salvador de Árvore, Infantil e Juvenil de S. Pedro de Canidelo, de Mindelo (ACDM), Danças e Cantares de Rio Mau, de Vairão, da Casa do Povo de Retorta, Rancho Caxineiro e Rancho das Rendilheiras do Monte (Atual e Infantil).
No último domingo, 20 de março, atuaram os Ranchos Folclóricos do Centro Social Arvorense, S. Martinho de Guilhabreu, Etnográfico Santa Maria de Touguinha, Danças e Cantares Lavradeiras de Vila Chã e Vilar do Pinheiro, Grupo Folclórico Infantil do Centro Social e Paroquial de Mindelo e Rancho das Rendilheiras da Praça (Atual e Infantil).
Um dos momentos mais marcantes do espetáculo, onde participaram 23 grupos do concelho de Vila do Conde, foi a presença em palco, no último dia, de todos os ranchos infantis participantes durante os três dias de festival.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, marcou presença no encerramento da 3.ª edição do Festival de Folclore Concelhio, que teve lugar no Teatro Municipal, e colocou nos estandartes de cada rancho fitas que marcam a presença do respetivo grupo no Festival e defendeu que “esta iniciativa demonstra claramente o fortíssimo movimento folclórico concelhio e o que muito se tem feito em prol dos usos, costumes e tradições das nossas populações”.
Este festival, organizado pelo Grupo de Danças e Cantares de Vilar do Pinheiro com o apoio da Câmara Municipal, contou, em todos os espetáculos, com a presença do Executivo Municipal e da Federação de Folclore Português.