Última hora

Cidade de Valongo

24 Agosto 2015
Cidade de Valongo
País
0

Valongo é uma cidade portuguesa do Distrito do Porto, da Área Metropolitana do Porto, com cerca de 24 000 habitantes.
É sede de um município com 75,12 km² de área e 93 858 habitantes, subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte por Santo Tirso, a nordeste por Paços de Ferreira, a leste por Paredes, a sudoeste por Gondomar e a oeste pela Maia.
O concelho foi constituído em 1836, por desmembramento do concelho da Maia e após transferência da Câmara Municipal, que estava em Alfena.
Valongo foi uma localidade muito importante para os Romanos que na altura trabalhavam na extracção de ouro, pois a terra era propícia à extracção daquele minério, e onde mais tarde viriam a fundar as suas próprias minas de ouro.
A Valongo chegavam muitos escravos trabalhadores, que, depois de libertos, se misturaram ao povo local.
Vallis Longus é o nome de origem de Valongo.
Destaca-se, em Valongo, a festa dos Bugios ou Bugiadas, onde entram em exibição de danças singulares, máscaras que representam os antepassados cristãos e mouros, evento que é, actualmente, candidato a Património Cultural da Humanidade.
Dos eventos culturais que são organizados, anualmente, em Valongo, destaca-se o Magic Valongo, que é uma das maiores referências internacionais no âmbito do ilusionismo.