Última hora

Igreja Matriz de Vila do Conde assaltada, 4 mil euros roubados e registo de 6 mil em estragos

9 Julho 2024
Igreja Matriz de Vila do Conde assaltada, 4 mil euros roubados e registo de 6 mil em estragos
Local
0

A Igreja Matriz de Vila do Conde foi alvo de um assalto, na noite da passada terça para quarta-feira, crime que terá resultado em cerca de 10 mil euros de prejuízos para a paróquia vila-condense.
Tal como revelado pelo Prior da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, Paulo César Dias, o assalto tratou-se de uma operação minuciosamente preparada, uma vez que envolveu a utilização de ferramentas de corte e o estroncamento de portas para que os larápios pudessem aceder aos armários que guardavam objetos de culto, caixas de esmolas e cofres. Do assalto, há registo de cerca de 4 mil euros em esmolas levados pelos ladrões, que causaram ainda cerca de 6 mil euros em estragos no património.
Segundo o Prior da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, o assalto foi levado a cabo numa altura em que as oferendas dos fiéis se acumulavam, resultado das recentes festas de São João, um dia antes da data do seu depósito bancário e que iriam ser depositadas no banco na manhã posterior ao furto.
Ao que tudo indica, os amigos do alheio demonstraram conhecimento prévio do local, tapando as portas de vidro para que a sua presença no edifício não fosse detetada no exterior.
Perante este “rombo muito grande nas contas da paróquia”, o Prior terá sido contactado pelo Presidente da câmara vila-condense, Vítor Costa, que garantiu a reposição das condições de segurança do espaço.
A Câmara Municipal de Vila do Conde já terá apoiado a Paróquia no sentido de repor as condições de segurança da Igreja e garantiu que será feita pressão sobre os organismos estatais para que seja possível reforçar os sistemas de segurança e de vigilância com meios eficazes.
O Prior da Paróquia de São João Baptista de Vila do Conde, Paulo César Dias, pede à população que comunique às autoridades competentes informações relevantes caso tenha testemunhado comportamentos suspeitos nas imediações da Igreja Matriz de Vila do Conde na noite da passada terça para quarta-feira.