Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa envia condolências à família de arquiteto Alfredo Campos Matos

8 Janeiro 2023
Marcelo Rebelo de Sousa envia condolências à família de arquiteto Alfredo Campos Matos
Local
0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou condolências à família do arquiteto Alfredo Campos Matos, destacando-o como um dos maiores especialistas em estudos queirosianos, refere-se numa nota publicada na página da Presidência da República.
Segundo o Diário de Notícias, Alfredo Campos Matos, licenciado em arquitetura pela Universidade do Porto e natural da Póvoa do Varzim, a mesma cidade de nascimento de Eça de Queiroz, morreu na passada quinta feira aos 94 anos.
Na sua mensagem, Marcelo Rebelo de Sousa assinala que Alfredo Campos Matos se formou em arquitetura “mas a paixão juvenil pela literatura, em especial por Eça de Queiroz, nunca o largou”.
“Alfredo Campos Matos deixa aos estudos queirosianos um vasto legado. Foi um dos nossos maiores querosianos, e certamente aquele que dedicou mais anos e mais livros a Eça de Queiroz: ensaios, dicionários, epistolários, biografias, fotobiografias”, salienta o chefe de Estado.
Ainda segundo o Presidente da República, “tal como Jorge de Sena, um engenheiro que se tornou figura marcante dos estudos literários, Alfredo Campos Matos, arquiteto, afirmou-se num campo que contava já com reconhecidos especialistas portugueses e estrangeiros”.
“À vida e obra de Eça dedicaria boa parte do seu labor e da sua invejável vitalidade, num percurso que começou com Imagens do Portugal Queirosiano (1976), e que inclui um título de referência como o Dicionário de Eça de Queiroz (1988), que coordenou, ou Eça de Queiroz – Uma Biografia» (2010), que venceu o Prémio Jacinto Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa de Críticos Literários, e o Grande Prémio da Biografia Literária, da Associação Portuguesa de Escritores”, aponta.
Marcelo Rebelo de Sousa recorda ainda Alfredo Campos Matos como “colaborador da imprensa”, nomeadamente do Jornal de Letras e observa que escreveu também sobre António Sérgio, mestre da sua geração, além de monografias na área da arquitetura e do património.
“Presto-lhe homenagem, e apresento à sua família as minhas sentidas condolências”, acrescenta o Presidente da República.