Última hora

Ajuntamentos de mais de cinco pessoas na rua e 50 em eventos familiares estão agora proibidos

14 Outubro 2020
Ajuntamentos de mais de cinco pessoas na rua e 50 em eventos familiares estão agora proibidos
País
0

O primeiro-ministro anunciou esta quarta feira que, a partir de quinta feira, serão proibidos ajuntamentos de mais de cinco pessoas na via pública e que os eventos de natureza familiar, como casamentos e baptizados, terão um máximo de 50 participantes.
Estas são duas das oito medidas anunciadas por António Costa no final da reunião do Conselho de Ministros, em que também comunicou que Portugal vai elevar o estado de alerta no combate à pandemia de Covid-19, passando da situação de contingência para o estado de calamidade.
“Já ao abrigo do estado de calamidade, a partir das 24 horas de hoje, deixará de poder haver ajuntamentos na via pública de mais de cinco pessoas, entendendo-se também que esta é a limitação que se aplica a outras espaços de uso público de natureza comercial ou na restauração”, declarou o líder do executivo.
Além desta medida, o primeiro-ministro referiu que o Governo também decidiu “limitar os eventos de natureza familiar, como casamentos, batizados e outros, que sejam marcados a partir de hoje, a um máximo de 50 participantes, sendo que todos terão de cumprir as normas de afastamento físico e de proteção individual, como seja o uso de máscara”.
Portugal tem hoje 2.072 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia de Covid-19.
Os valores mais altos desde o início da pandemia tinham sido atingidos em 10 de abril, com a notificação de 1.516 novas infeções, número que foi superado em 10 de outubro, quando se atingiram 1.646 casos.
Hoje os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) dão conta da notificação de 2.072 novos casos nas últimas 24 horas, número recorde, e do registo de sete mortes, assim como de um contínuo aumento do número de internamentos, que passaram para 957 (mais 41) e 135 em cuidados intensivos (mais três).
Desde o início da pandemia, Portugal já registou 2.117 mortes e 91.193 casos de infeção, estando ativos 34.583 casos, mais 1.619 do que na terça feira.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que das sete mortes registadas, quatro ocorreram em Lisboa e Vale do Tejo e três na região Norte.
A Covid-19 já matou 1.087.513 pessoas em todo o mundo desde o registo dos primeiros casos na China, no final de dezembro de 2019. Mais de 38.221.850 casos de infeções foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 26.407.800 estão considerados curados.