Última hora

Varzim afasta primodivisionário Boavista da Taça de Portugal com golo decisivo de Moshood

21 Outubro 2024
Varzim afasta primodivisionário Boavista da Taça de Portugal com golo decisivo de Moshood
Desporto
0

O Varzim, da Liga 3, venceu este domingo o Boavista, da I Liga, por 1-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, numa partida onde os poveiros conseguiram esbater a diferença de escalões.
O golo solitário de Moshood, aos 51 minutos, fez a diferença no desafio, premiando a postura mais audaz dos poveiros, perante um Boavista que sentiu muitas dificuldades em impor o seu futebol e só reagiu, verdadeiramente, quando se viu em desvantagem.
A equipa da Póvoa de Varzim começou cedo a mostrar postura atrevida, não demorando a criar lances de perigo, com remates de Cláudio Vieira e Ivanildo, que foram testando a atenção do guarda-redes César.
Do outro lado, o Boavista mais concentrado nas missões defensivas, tentava explorar o contra-ataque, mas com algumas carências na definição final, disfarçadas num cabeceamento de Miguel Reisinho, à passagem do quarto de hora.
Apesar desta tentativa de reposta dos axadrezados, o Varzim continuava mais dominador, ameaçando por três vezes o tento inaugural, em remates de Ivanildo, Moshood e Rúben Oliveira, que pecaram na pontaria, fazendo o nulo arrastar-se até ao intervalo.
No regresso do descanso, os poveiros voltaram a entrar melhor, e aos 51 minutos tiveram eficácia que lhes faltou no primeiro tempo, com Moshood a desviar de cabeça um cruzamento Fábio Pacheco, para estabelecer o 1-0.
Só quando se viu em desvantagem o Boavista, detentor de cinco Taças de Portugal, despertou para o desafio e assumiu uma postura mais ofensiva, aumentando a presença no meio-campo contrário, mas com dificuldades na construção final.
O Varzim, mesmo mais recuado, mostrou coesão e não deu veleidades ao adversário da I Liga, segurando, sem sobressaltos, a vantagem até ao final.
“Parabéns ao Varzim, foi melhor que nós e passou a eliminatória. Perante a nossa situação é normal que o nosso foco esteja no campeonato. Fizemos várias alterações na equipa e é normal que as coisas não tenham saído como queríamos. Temos de ter cabeça fria. Não vale a pena chorar com estas derrotas. Precisamos agora de olhar para a frente. Não quero desvalorizar o valor da Taça de Portugal, mas tenho de ser realista e pragmático, dizendo que a nossa prioridade é o campeonato. É normal insatisfação dos adeptos, tal como nós também querem sempre ganhar. Respeito muito os adeptos”, disse Cristiano Bacci, treinador Boavista.
“Fomos a melhor equipa. Não acontecem muitas vezes estas surpresas na Taça, mas conseguimos manter a identidade, perante um adversário de um outro patamar. Temos jogadores de qualidade e jovens, e esta é uma boa montra para eles se promoverem. Foram organizados e criaram muitas dificuldades ao Boavista. Esta é uma vitória que dá muito alento ao grupo. Temos de desfrutar do que fizemos, mas manter o foco para os jogos do campeonato que vêm já a seguir. Já recebemos um grande que foi o Boavista. Agora gostaria de ter um adversário que nos permitisse dar continuidade a este nosso percurso na Taça. O objetivo é continuar a seguir em frente. Com a atitude que mostrarmos hoje podemos ir mais longe nesta competição”, disse Vítor Paneira, treinador do Varzim.