Última hora

Um morto por disparo de arma e vários feridos com arma branca em incidente em Vila do Conde

18 Setembro 2024
Um morto por disparo de arma e vários feridos com arma branca em incidente em Vila do Conde
Local
0

Uma pessoa morreu com “ferimentos de arma de fogo” e várias sofreram ferimentos de arma branca num incidente na terça-feira à noite em Vila do Conde, estando o caso agora ser investigado pela Polícia Judiciária, confirmou hoje a GNR.
A fonte da GNR – força militar que respondeu à ocorrência – indicou que um ferido com arma branca foi detetado no local, no distrito do Porto.
A mesma fonte adiantou ainda que, mais tarde, já no Hospital da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, foram detetadas outras vítimas com ferimentos de arma branca.
Há registos de tratar-se de um tiroteio ocorrido ao final da noite, na freguesia de Árvore, tendo a GNR detido quatro pessoas.
A Polícia Judiciária confirmou que está a investigar a ocorrência.
Os detidos vão agora ser presentes às autoridades judiciárias competentes para aplicação das respetivas medidas de coação.
As medidas de coação “são medidas processuais que, condicionando a liberdade do arguido, visam garantir a contactabilidade do mesmo, a não repetição da atividade criminosa e a produção de certos efeitos processuais (p. ex., eficácia de comunicações, mesmo não pessoais).
As medidas de coação só podem ser impostas aos arguidos.
A aplicação de qualquer medida de coação deve ser proporcional e adequada à situação processual concreta.
As medidas de coação previstas na lei são: termo de identidade e residência; caução; obrigação de apresentação periódica; suspensão do exercício de funções, de profissão e de direitos; proibição de permanência, de ausência e contactos; obrigação de permanência na habitação e prisão preventiva.
Com exceção do termo de identidade e residência, as medidas de coação só podem ser aplicadas por um juiz”, pode ler-se no sítio da Internet do Ministério Público.
O termo de identidade e residência é aplicado sempre que haja a constituição de arguido, podendo a medida ser imposta não apenas pelo juiz, mas por qualquer autoridade judiciária ou órgão de polícia criminal.