Última hora

Sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter ao largo de Sines sentido de Norte a Sul de Portugal

26 Agosto 2024
Sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter ao largo de Sines sentido de Norte a Sul de Portugal
País
0

Um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi registado na madrugada desta segunda-feira ao largo de Sines, avançou o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA).
De acordo com o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), o epicentro do abalo foi registado às 5:11, a 58 quilómetros a oeste de Sines.
O sismo aconteceu a uma profundidade de 10,7 quilómetros, avançou o serviço geológico dos Estados Unidos da América, o USGS, que estimou uma magnitude de 5.4 na escala de Richter.
Já o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico estimou o sismo como sendo de magnitude 5.1 na escala de Richter, com o epicentro a uma profundidade de cinco quilómetros.
No site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pode ler-se que “pelas 5:11 desta segunda-feira foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 5.3 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 60 km a Oeste de Sines”.
O IPMA informa ainda que, de acordo com a informação disponível, “este sismo não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) na região de Sines, tendo sido sentido com menor intensidade na região de Setúbal e Lisboa”.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) disse ter recebido relatos de que o sismo tinha sido sentido em toda a zona metropolitana de Lisboa, incluindo a capital, mas também no distrito de Setúbal.
“Recebemos muitas chamadas sobretudo de pessoas que queriam saber o que se passava e o que deviam fazer. Pessoas que estavam em prédios altos. A esta hora [06:00] ainda não conseguimos contabilizar o número de chamadas recebidas”, disse o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
De acordo com José Miranda, não há registo de vítimas, nem danos de maior a esta hora.
“Muitas pessoas sentiram [o sismo]. Felizmente não há vítimas nem danos estruturais, pelo menos registados até agora. Não há danos. Já comunicamos com os centros sub-regionais e ainda não há nenhuma situação de ocorrência. Estão só a avaliar numa rua de Sesimbra possíveis fissuras em habitações, mas vão só fazer avaliação desta informação”, disse.
José Miranda indicou também que o sismo 5.3 na escala de Richter foi sentido na Área Metropolitana de Lisboa, mas com mais incidência na zona da Península de Setúbal.