Última hora

Lar da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim com cerca de 20 casos de sarna e baratas

30 Outubro 2022
Lar da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim com cerca de 20 casos de sarna e baratas
Local
0

No lar da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim foram detetados, este domingo, cerca de 20 casos de sarna entre utentes e funcionários.
A situação foi tornada pública este domingo, dia em que estiveram nas instalações do Lar da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), o Delegado de Saúde da Póvoa de Varzim e a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Além disso, foram detetados outros problemas, como por exemplo uma praga de baratas.
Depois da vistoria da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), foi ainda tornado público que alguns dos alimentos utilizados na confeção de refeições para consumo na Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim não tinham qualidade.
A sarna humana ou escabiose é uma doença cutânea infeciosa e contagiosa. É causada por um parasita, mais concretamente um ácaro chamado Sarcoptes Scabie, que vive apenas na pele humana. A fêmea escava um túnel na pele, onde deposita os seus ovos, provocando uma reação alérgica.
Os sintomas da sarna humana surgem habitualmente entre três a quatro dias após o contágio e podem prolongar-se durante várias semanas. São sintomas de sarna: “Comichão ou prurido, sobretudo à noite. Erupções cutâneas/Pápulas (semelhantes a picadas) em zonas sugestivas do corpo, sobretudo entre os dedos, nas mãos, axilas, seios, nádegas, genitais e abdómen. Nas crianças mais novas e nos bebés, podem atingir outras zonas, como a cabeça, as palmas das mãos e as plantas dos pés. Descamação e crostas – A sarna crostosa ou norueguesa, a forma mais grave e rara de escabiose, corresponde a uma hiperinfestação por Sarcoptes scabie e atinge essencialmente pessoas com doenças que comprometem o sistema imunitário”.
Contactados, a Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim não fez, até ao momento, qualquer esclarecimento sobre o caso.