Última hora

Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar reclama draga permanente no Norte

4 Outubro 2018
Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar reclama draga permanente no Norte
Local
0

A Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar tem vindo a reclamar uma draga em permanência no porto da Póvoa de Varzim, mas para já conseguiu o desassoreamento, orçado em 400 mil euros.
O porto de pesca da Póvoa de Varzim vai receber, ainda este ano, uma dragagem de emergência, para amenizar o problema do assoreamento, anunciou no passado sábado José Apolinário, secretário de Estado das Pescas.
Segundo José Apolinário, secretário de Estado das Pescas, o concurso público para o desassoreamento foi lançado na última semana e o investimento prevê retirar cerca de 40 mil metros cúbicos de areia.
“Era preciso uma intervenção de urgência para evitar situações graves. Esta é a dragagem que podemos fazer no momento, mas temos previsto uma outra, complementar e mais de fundo, para o próximo ano, estando a ser programada para que se inicie antes do verão”, frisou José Apolinário, à margem de um simulacro de salvamento marítimo promovido pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.
“Temos vindo a desenvolver projetos e investimentos nesta área e estão em curso intervenções de sete milhões de euros em dragagens em diferentes portos e acessos aos mesmos. Esta dragagem, na Póvoa de Varzim, é a possível neste momento”, completou José Apolinário, lembrando o investimento que o governo de Portugal tem em curso em operações semelhantes.
José Festas, presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, não escondeu o desejo de ter uma maior intervenção no porto de pesca da Póvoa de Varzim, confessando que irá “rezar e esperar ter sorte com as condições de mar neste inverno”.
“Não queremos que se gaste 400 mil euros para não valer nada se tivermos um inverno rigoroso. Estou certo de que a ministra do Mar sabe que, neste período, as dragagens ficam sempre aquém”, destacou José Festas.
“A melhor solução para resolver o recorrente problema do assoreamento no porto pesca da Póvoa de Varzim, e de outros da zona norte, era ter uma draga em permanência na infraestrutura”, frisou o presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.
“Temos de avançar para uma candidatura europeia para comprar uma draga. Será o próximo projeto da associação, e espero que o governo nos apoie. Há 20 anos existia um equipamento destes em permanência e não havia estes problemas”, lembrou José Festas.