Última hora

Surto de Covid-19 com 51 infetados e duas mortes em lar da Santa Casa da Misericórdia da Maia

5 Novembro 2020
Surto de Covid-19 com 51 infetados e duas mortes em lar da Santa Casa da Misericórdia da Maia
Local
0

Um surto de Covid-19 identificado no Lar Professor Doutor Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, infetou 51 pessoas e provocou a morte a dois utentes, disse esta quarta feira o diretor técnico daquela estrutura.
Nuno Magalhães disse que os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 26 utentes, dos quais três estão hospitalizados, e a 25 colaboradores (num universo de 78).
As duas mortes ocorreram em 26 de outubro e na segunda feira passada, referiu Nuno Magalhães.
Entre os funcionários que testaram positivo ao novo coronavírus estão o diretor técnico da instituição, uma enfermeira, uma animadora e uma administrativa, sendo os restantes ajudantes de ação direta.
Dos três doentes internados, dois testaram positivo e o terceiro ainda aguarda confirmação, acrescentou Nuno Magalhães, referindo que os casos negativos (21) e positivos encontram-se alojados em pisos diferentes da estrutura.
Segundo o responsável, todos os idosos e funcionários do Lar da Misericórdia da Maia vão ser rastreados. E os primeiros testes foram realizados no início de outubro.
“A maioria dos utentes estão assintomáticos, mas a situação pode reverter a qualquer momento. Temos vindo a fazer testes ao longo deste tempo. Esperamos que, entretanto, já haja utentes negativos”, acrescentou Nuno Magalhães.
O diretor técnico da instituição disse ainda que “os colaboradores infetados têm vindo a ser substituídos”.
“Tem sido uma dificuldade, mas temos conseguido. Recorremos à Brigada de Intervenção Rápida da Segurança Social, que nos ajudou a assegurar quatro noites, até conseguirmos um número confortável, para que nada faltasse aos nossos utentes”, sublinhou Nuno Magalhães.
Neste momento, o lar conta com um reforço de três colaboradores oriundos de uma agência de trabalho temporário e mais seis do centro de emprego, embora deste último grupo apenas quatro estão ao serviço, uma vez que, entretanto, dois testaram positivo.
Questionado sobre se o número de colaboradores seria suficiente, Nuno Magalhães disse que “neste momento existe um número confortável” de profissionais ao serviço, “o que não significa que não venham a ser necessários mais”.
Com capacidade para 50 utentes, o Lar Professor Doutor José Vieira de Carvalho, da Santa Casa da Misericórdia da Maia, tem estado a trabalhar em articulação com a autoridade de saúde local, em parceria com a Segurança Social, e com uma clínica.