Última hora

Póvoa de Varzim assume custos da vigilância das praias no prolongamento da época balnear

3 Setembro 2020
Póvoa de Varzim assume custos da vigilância das praias no prolongamento da época balnear
Local
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou que vai assumir todos os custos com o dispositivo de vigilância das praias do concelho, no alargamento da época balnear até 13 de setembro.
Segundo a autarquia, este prolongamento, permitido pela Agência Portuguesa do Ambiente, vai ao encontro do proposto, logo na altura de preparação do começo da presente época balnear, pelo presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, que se prontificou a apoiar os concessionários de praia.
“Acarreta esforços adicionais para todos os concessionários, especialmente pelo seu caráter repentino e pela gestão dos constrangimentos já inerentes à época balnear por efeito da Covid-19. Por isso, o município da Póvoa de Varzim decidiu assumir todos os custos com o dispositivo de vigilância das nossas praias”, comunicou a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim também informou que vai continuar com o “programa de monitorização da qualidade das águas balneares, bem como a presença dos equipamentos de apoio à praia, de modo a que seja possível continuar a usufruir da excelência das praias da Póvoa de Varzim em segurança”.
A época balnear começou este ano a 27 de junho na região Norte, 12 dias depois comparativamente a 2019. Além de arrancar mais tarde, a época balnear nas praias costeiras do Norte viria a terminar mais cedo, a 30 de agosto, quando no ano passado se prolongou até 15 de setembro. Feitas as contas, os banhistas usufruíram dos areais menos um mês do que em 2019. Agora, a época balnear vai prolongar-se até 13 de setembro em 86 praias do Norte de Portugal, enquanto 10 outras já deixaram de ser qualificadas como praias de banhos, ficando sem assistência a banhistas, indica uma portaria dos ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional.
Em causa está o anexo I da portaria n.º 207-A/2020, de 28 de agosto, dos ministérios do Ambiente e da Defesa Nacional, que ajusta o calendário da época balnear sobretudo no litoral Norte do país.
De acordo com o anexo, as praias de mar de Santo André (na Póvoa de Varzim), Árvore, Mar e Sol, Olinda, Mindelo, Laderça, Congreira, Terra Nova, Vila Chã e Pocinho (em Vila do Conde) deixam de ser qualificadas como praias de banhos no período compreendido entre 1 e 13 de setembro, não sendo assegurada a assistência a banhistas.