Última hora

Arciprestado de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim doa 5 mil euros a Centro Hospitalar local

15 Abril 2020
Arciprestado de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim doa 5 mil euros a Centro Hospitalar local
Local
0

Os Sacerdotes do Arciprestado (conjunto de paróquias) de Vila do Conde e Póvoa de Varzim decidiram doar cinco mil euros ao Centro Hospitalar local, anunciou a Arquidiocese de Braga, a que pertencem estas comunidades católicas.
“A decisão é uma resposta ao apelo do Centro Hospitalar pela necessidade de adquirir um equipamento portátil de radiografia com o custo de 70 mil euros”, assinala uma nota divulgada, online, pela arquidiocese minhota.
O equipamento vai permitir efetuar os exames no edifício rosa, espaço cedido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, sem que os doentes tenham de deslocar-se ao edifício do Centro Hospitalar.
“O objetivo é proteger os doentes e os profissionais de saúde, ganhar tempo ao eliminar a necessidade de deslocação do pessoal e de meios e proporcionar um maior conforto e segurança aos doentes”, acrescenta a nota informativa.
Os sacerdotes do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim incitam ainda a visitar a página da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar e, dentro da disponibilidade de cada particular ou empresa, contribuir para esta causa.
Os Párocos estiveram reunidos por videoconferência, com a presença do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.
No relatório de 15 de abril sobre a Covid-19, a Direção-Geral da Saúde (DGS) apresenta 174 casos confirmados de infeção em Vila do Conde, mais 37 que ontem, e regista 71 na Póvoa de Varzim, mais dois que terça feira. A Direção-Geral da Saúde (DGS) não divulgava dados da infeção por Covid-19 município a município, mas começou a fazê-lo e os Concelhos de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim perfazem hoje 245 casos na região, mais 39 que ontem.
Até esta quarta feira, contavam-se em Portugal 599 mortos pela Covid-19, mais 32 do que na terça feira, o equivalente a uma taxa de crescimento de 5,6%. Desde o início do surto já se identificaram 18.091 casos positivos. Desses, 643 foram identificados nas últimas 24 horas, o que corresponde a um aumento de 3,7% face aos números de quarta feira. Estes dados foram divulgados nesta quarta feira no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).