Última hora

Póvoa de Varzim lança concurso de ideias para projeto de habitação a custos controlados

27 Novembro 2019
Póvoa de Varzim lança concurso de ideias para projeto de habitação a custos controlados
Economia
0

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim vai lançar um concurso de ideias, com um prémio de 10 mil euros, para um projeto de arquitetura de um empreendimento residencial que vai ser disponibilizado, essencialmente a jovens, a custos controlados.
A iniciativa da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que está a ser articulada com a Ordem dos Arquitetos, contempla, numa primeira fase, que os profissionais do setor apresentem um projeto para o empreendimento, que prevê cerca de 150 habitações, para ser posteriormente avaliado por um júri.
“Decidimos fazer este processo em conjunto com a Ordem dos Arquitetos para termos um maior número de propostas. Teremos, inicialmente, um concurso em que os interessados podem apresentar os seus projetos, que serão avaliadas por um júri, que também integra a Ordem dos Arquitetos. O escolhido receberá um prémio monetário, de 10 mil euros”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.
O autarca esclareceu ainda que, depois desta fase, “a Câmara terá condições para fazer um ajuste direto para o processo de loteamento, seguindo-se, depois, a fase do lançamento dos concursos para os projetos de execução da construção”.
O empreendimento que a Câmara da Póvoa de Varzim pretende implementar, num terreno na zona de Penalves, na parte norte da cidade, prevê a construção de 150 apartamentos para serem vendidos a custos controlados, sendo que para uma fração com uma tipologia T2 o preço estimado vai ser de 100 mil euros, e o valor de arrendamento entre 300 e 350 euros.
Quando em 2018 divulgou a intenção de implementar este projeto, Aires Pereira vincou a pertinência de lançar um empreendimento residencial com custo controlado para, essencialmente, fixar mais jovens no concelho.
“Somos um dos concelhos mais jovens da Área Metropolitana do Porto e é tempo de intervir. Esta é uma questão que está a ser muito discutida nas cidades, por haver pouca competitividade na oferta do mercado de arrendamento. Temos de fazer algo para fixar os nossos jovens”, disse Aires Pereira.
Para o efeito, a autarquia local adquiriu um terreno, por cerca de 750 mil euros, que vai suportar uma edificabilidade de 14 mil metros quadrados.
A estratégia contempla que a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim escolha os projetos e a empresa de construção civil que vai fazer a empreitada e, depois, lidere o processo de venda, balizando-o com um regulamento municipal que salvaguarde o público-alvo.