Última hora

Vila do Conde está no maior desafio europeu de ciclismo

13 Maio 2017
Vila do Conde está no maior desafio europeu de ciclismo
Cultura
0

Durante todo o mês de maio, a Área Metropolitana do Porto (AMP) vai ter uma equipa na maior competição europeia de ciclismo urbano coletivo, a European Cycling Challenge, à qual pertence o Município de Vila do Conde.
O European Cycling Challenge é um evento que desafia as cidades europeias a realizarem uma atividade que promova a utilização da bicicleta e a AMP aderiu.
O European Cycling Challenge estende-se por todo o mês de maio e sempre que andar de bicicleta vai contribuir para melhorar a classificação da equipa AMP.
A Team AMP é novamente a equipa principal, da qual podem fazer parte ciclistas de todas as idades, profissionais ou amadores, provenientes dos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto.
Para participar, os ciclistas têm apenas de se registar na página European Cycling Challenge e utilizar a aplicação livre para smartphones com o mesmo nome, que pode ser descarregada em Google Play, App Store e Windows Phone Store e é necessária para monitorizar todas as viagens de bicicleta. Todos os quilómetros que percorrer de bicicleta vão ser adicionados à quilometragem da equipa, sustentando a classificação on-line em tempo real.
Na aplicação é possível consultar as classificações da Team AMP, assim como a consulta individual da quilometragem pelos participantes e da classificação das subequipas associadas à equipa principal da AMP.
A European Cycling Challenge, uma iniciativa promovida pela cidade de Bolonha e pela SRM – Agência de Mobilidade de Bolonha, procura incentivar uma mudança no estilo de vida das pessoas, encorajando uma mobilidade mais ativa e a redução das viagens de carro.
Em 2016, a Team AMP, com a contribuição de todos os Municípios ficou em 2.º lugar no “European Cycling Challenge 2016”, em competição com a Região de Aveiro, a Região do Algarve e o Município do Barreiro, numa iniciativa que envolveu 52 cidades europeias.