Última hora

Árvore, Vila Chã, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge e Mindelo têm Bandeira Azul

3 Junho 2023
Árvore, Vila Chã, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge e Mindelo têm Bandeira Azul
Local
0

Pelo quarto ano consecutivo, Vila do Conde alcançou seis Bandeiras Azuis, posicionando-se como o 5.º concelho da região Norte a conquistar o maior número destes galardões. Juntam-se ainda quatro Bandeiras “Qualidade de Ouro”, atribuídas pela Quercus.
Árvore, Vila Chã, Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Labruge e Mindelo integram a lista de praias vilacondenses com Bandeira Azul, inalterada desde 2020. As últimas quatro receberam também, em 2023, a Bandeira “Qualidade de Ouro”, da Quercus, reforçando-as como zona balnear de excelência, com qualidade reconhecida pelos banhistas.
Informação e realização de ações de educação ambiental, gestão ambiental adequada e equipamentos como instalações sanitárias “com destino final adequado para as suas águas residuais” são apenas alguns dos critérios elencados, no caso do Programa Bandeira Azul.
Promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, este programa define ainda como parâmetros a segurança e os serviços (nadadores-salvadores, primeiros socorros, plano de emergência e fonte de água potável) e a qualidade da água, um dos critérios mais facilmente percecionados pelos banhistas.
A qualidade da água é também um dos critérios para a atribuição das Bandeiras “Qualidade de Ouro”, sendo que, neste caso, tem de ser considerada “excelente” entre as épocas balneares de 2017 e 2021. Para além disso, as praias premiadas têm de ter as análises à água de 2022 em conformidade com os parâmetros definidos e não podem ter tido, nessa época balnear, qualquer situação de desaconselhamento, proibição da prática balnear ou interdição temporária.
Este ano, são 391 as praias fluviais e costeiras galardoadas, em Portugal, com Bandeira Azul e 393 com Qualidade de Ouro. Portugal conta este ano com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais uma do que em 2022, apesar de uma diminuição de praias fluviais devido à seca e aos incêndios, anunciou a Associação Bandeira Azul Europa (ABAE).