Última hora

PJ deteve dois homens em Guimarães e na Póvoa de Varzim por burla, fraude, falsidade e lavagem

30 Maio 2023
PJ deteve dois homens em Guimarães e na Póvoa de Varzim por burla, fraude, falsidade e lavagem
Local
0

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje dois homens, no decurso de buscas domiciliárias em Guimarães e na Póvoa de Varzim, por suspeitas de burla qualificada, fraude fiscal, falsidade informática e branqueamento, adiantou esta força policial.
Estas diligências são resultado do desenvolvimento da investigação no decurso da qual já haviam sido realizadas duas operações policiais, referiu a Polícia Judiciária (PJ), em comunicado enviado às redações.
Em causa estão, alegadamente, burlas informáticas realizadas em diversos países europeus através do ‘Business Email Compromise’ (ataque que visa empresas que realizam transferências bancárias e têm fornecedores no estrangeiro).
Em Portugal, os alegados burlões terão criado um circuito financeiro para integrar na economia as vantagens da prática dos presumíveis crimes, sendo-lhe atribuídos por agora movimentos financeiros superiores a 10 milhões de euros operados em território nacional, adiantou.
Segundo a Polícia Judiciária (PJ), estas diligências visaram a recolha e consolidação da prova quanto à “célula nacional” a quem caberia criar o circuito financeiro capaz de proceder à posterior integração na economia real das vantagens daqueles crimes.
As buscas tiveram lugar em Guimarães e na Póvoa de Varzim e, no decurso das mesmas, foi apreendida documentação, material informático, cartões bancários e dinheiro.
Os detidos, um deles empresário e outro sem ocupação profissional definida, são de nacionalidade portuguesa e vão ser presentes ao Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto para primeiro interrogatório judicial.