Última hora

António Silva Campos anuncia “fim de ciclo” após 15 anos na liderança do Rio Ave Futebol Clube

29 Maio 2023
António Silva Campos anuncia “fim de ciclo” após 15 anos na liderança do Rio Ave Futebol Clube
Desporto
0

O presidente do Rio Ave Futebol Clube, António Silva Campos, anunciou hoje que não se vai candidatar este ano à liderança do clube, após 15 anos na liderança dos vilacondenses, que disputam a I Liga de futebol.
“Depois de muito ponderar e pensar, com a minha família e amigos, chegou o tempo de encerrar o meu ciclo no Rio Ave. Não serei candidato nas próximas eleições”, disse o dirigente, num vídeo publicado no site do clube.
O ainda presidente, de 62 anos, revelou que as decisões que levaram à saída, no final do mandato, em novembro, “não são de agora”, confessando que foram potenciadas por questões de “saúde”.
“Desde há uns anos que venho a adiar esta decisão, por considerar que devia dar mais algo de mim ao clube. Mas, a minha saúde não me tem ajudado, obrigando-me a um sacrifício cada vez maior, expondo-me a uma debilidade que me afeta a mim, à minha família e a quem me rodeia”, desabafou.
António Silva Campos disse, por isso, ser tempo de “iniciar um novo ciclo no Rio Ave”, para, a nível pessoal, “preservar a saúde e qualidade de vida que possa ter”.
“É tempo de dar oportunidade a outros de continuarem com este projeto tão bonito que construímos juntos” completou.
O dirigente disse que tomou a decisão de “coração apertado”, considerando que “havia ainda muito a fazer”, embora confiante que a sua obra terá continuidade.
“Tenho a certeza que outros virão e farão com que o Rio Ave continue a ser uma referência nacional”, concluiu António Silva Campos.
Fonte do clube vilacondense disse que António Silva Campos vai solicitar a marcação de uma Assembleia Geral eleitoral antes da data prevista, que é novembro.
António Silva Campos chegou à liderança do Rio Ave em 2008, tendo conseguido um recorde de 13 presenças consecutivas na I Liga, além quatro presenças inéditas na Liga Europa, uma ida na final da Taça de Portugal, pela segunda vez na história do clube, e uma disputa da Supertaça.
Em 2020/21 o clube foi despromovido à II Liga, mas logo na época seguinte, voltou ao principal patamar do futebol nacional, onde esta temporada conseguiu a manutenção.
Nos mandatos de António Silva Campos, o Rio Ave conseguiu estabilizar-se financeiramente, fazendo algumas das maiores receitas, com transferências de jogadores, na história do clube.
Parte dessas receitas foram aplicadas na melhoria das infraestruturas, nomeadamente na construção de uma nova academia para o futebol de formação, num novo relvados de treino para equipa principal e na recuperação da sede do clube, na zona ribeirinha de Vila do Conde.