Última hora

Estudante portuguesa de Design vence o primeiro concurso europeu ECCO Design Lab Award

28 Fevereiro 2023
Estudante portuguesa de Design vence o primeiro concurso europeu ECCO Design Lab Award
Cultura
0

A ECCO, marca dinamarquesa de calçado e acessórios premium, lançou o ECCO Design Lab Award, a primeira competição desenvolvida pela marca com o objetivo de explorar o potencial criativo e artístico das novas gerações e aproximar os seus produtos a novos consumidores. Esta primeira edição visou a participação de estudantes europeus das áreas de Arte e Design que deveriam redesenhar a icónica ECCO Pot Bag.
Nas palavras do júri, “a qualidade das propostas foi muito elevada, houve uma grande partilha de excelentes ideias que mostraram como a icónica Pot Bag pode ganhar tantas formas diferentes. No final, a proposta mais interessante foi da estudante portuguesa Ana Ribeiro. Esta apresentou um design que corresponde às características da marca de qualidade, inovação e moda, em parceria com uma interpretação multifacetada para a ECCO Pot Bag, ao apostar em vários encaixes para complementar o estilo de vida das novas gerações, mais urbanas, sempre em movimento e com necessidade de artigos versáteis”.
A vencedora arrecadou um prémio monetário de 3.000€ e uma viagem aos escritórios da marca na Holanda, onde se vai reunir com a equipa de desenvolvimento de produto, para trabalharem em conjunto com o objetivo de dar vida ao seu projeto. O design vencedor vai ser produzido numa edição limitada e especial de 50 unidades, disponibilizadas em lojas ECCO por toda a Europa, durante o presente ano.
O concurso aconteceu no final do ano passado, entre outubro e novembro, e o anúncio do vencedor aconteceu já em 2023. Nele participaram estudantes de 14 países – entre Alemanha, Áustria, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Polónia, Roménia (país com mais submissões) e Portugal -, com um total de 51 propostas submetidas a apreciação.
O sucesso desta primeira edição renova a aposta da marca em criar mais dinâmicas que permitam uma maior interação entre a mesma e os jovens consumidores.