Última hora

Seleção Portuguesa de Goalball consegue vitória no Mundial frente ao Canadá em Matosinhos

11 Dezembro 2022
Seleção Portuguesa de Goalball consegue vitória no Mundial frente ao Canadá em Matosinhos
Desporto
0

A seleção portuguesa de goalball venceu hoje o Canadá, por 7-6, conquistando a primeira vitória no Campeonato do Mundo, que decorre no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, até 16 de dezembro.
Portugal entrou forte e conseguiu colocar-se em vantagem, por 2-0, graças aos golos de Fábio Oliveira, mas os canadianos conseguiram dar a volta ao marcador ainda antes do intervalo, fazendo o 2-3.
Já no segundo tempo, a equipa das quinas voltou a colocar-se na frente do marcador (4-3), com novo golo de Fábio Oliveira e outro de João Macedo.
Porém, o Canadá conseguiu dar nova volta no resultado (4-5), e depois foi a vez de João Mota ‘brilhar’ ao marcar os três tentos com que selou o marcador de Portugal, deixando ainda que os canadianos reduzissem a desvantagem para a diferença mínima.
“Uma vitória muito celebrada, já que Portugal procurava os primeiros três pontos desde o primeiro dia de prova, embora os adversários que surgiram pelo caminho (Japão, campeão asiático, e Turquia, que certamente terminará este Mundial no ‘top 5’ e ambos frequentes participantes dos Jogos Paralímpicos), estejam num nível diferente”, assinalou em comunicado a organização.
No quadro feminino, Portugal defrontou o Egito e, apesar de ter estado em vantagem por 2-0, a maior experiência internacional das africanas acabou por prevalecer, colocando o marcador em 2-6, gerindo a partir daí a vitória no encontro, que terminou em 5-10.
O Goalball é um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual. Foi inventado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorenzen e pelo alemão Sett Reindle. O objetivo do jogo é arremessar uma bola com as mãos de modo em que a mesma entre na baliza do adversário. Cada equipa deve jogar com três jogadores e três reservas, sendo obrigatório o uso de vendas nos olhos por todos os atletas.
A percepção da posição da bola é feita usando o tato e a audição. As linhas do chão são o motivo do jogo em que o tato prevalece. A bola possui guizos para uso da audição, e, assim, os praticantes podem saber em que direção a bola se move. É um jogo que requer muita concentração, e por isso o silêncio dos espectadores e da equipa é de extrema importância para a melhor prossecução do jogo.