Última hora

OMS diz que pelo menos 90% da população mundial adquiriu imunidade contra a Covid-19

3 Dezembro 2022
OMS diz que pelo menos 90% da população mundial adquiriu imunidade contra a Covid-19
Tecnologia
0

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou hoje que pelo menos 90% da população global adquiriu imunidade contra a Covid-19, através de uma infeção ou da vacinação.
A estimativa foi avançada pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em videoconferência de imprensa.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu, no entanto, que “lacunas na vigilância, nos testes, na sequenciação” genética do coronavírus SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, e “na vacinação continuam a criar as condições ideais para o aparecimento de uma nova variante preocupante que pode causar uma mortalidade significativa”.
Dominante no mundo, a variante de preocupação Ómicron do coronavírus SARS-CoV-2 tem mais de 500 subvariantes, todas muito contagiosas e com mutações genéticas que as tornam capazes de superar mais facilmente as barreiras imunitárias, mas sem causar doença grave, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
No total, a pandemia da Covid-19 provocou 6,6 milhões de mortes no mundo e cerca de 640 milhões de infetados, de acordo com as notificações feitas pelos países à Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem ressalvado que o número real é muito maior, dado que nem sempre os casos são comunicados.
Em Portugal, a pandemia da Covid-19 provocou 25.450 mortes, entre 5,54 milhões de casos de doença diagnosticados.
Na última semana foram registadas mais de 8.500 mortes por Covid-19, um número que o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que “não é aceitável após três anos de pandemia”, uma vez que há “ferramentas para prevenir as infeções e salvar vidas”.
A Covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado em 2019 na China e que se espalhou rapidamente pelo mundo, assumindo várias variantes e subvariantes.