Última hora

Companhia Esquiva estreia peça sobre incêndios e dá receita aos Bombeiros de Mondim de Basto

5 Novembro 2022
Companhia Esquiva estreia peça sobre incêndios e dá receita aos Bombeiros de Mondim de Basto
Cultura
0

A companhia de dança Esquiva estreia este sábado, em Mondim de Basto, o espetáculo “Incandescente” que aborda a problemática dos incêndios florestais e cuja receita de bilheteira reverte para os Bombeiros deste concelho.
Trata-se, segundo explicou a companhia em comunicado, de um monólogo dançante, uma peça de teatro e dança que conta a história do fogo, a sua importância e a relação com as florestas e que aborda a problemática dos incêndios florestais.
O objetivo é, acrescentou, “desafiar consciências e propor uma reflexão sobre a importância do conhecimento do fogo e da sua função na história da humanidade”.
A Esquiva disse que o texto foi construído a partir de várias entrevistas realizadas junto de investigadores e de profissionais relacionados com as práticas de fogo, desde o combate a incêndios aos estudos das florestas.
Entre os entrevistados estão José Aranha, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emanuel Oliveira, investigador de fogo e técnico de fogo prescrito, Conceição Colaço, especialista em educação ambiental, a artista Helena Carneiro, João Nunes, do Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF), Bento Marques, comandante dos Bombeiros de Guimarães, Mariana Fraga, bombeira profissional, e ainda utentes do Centro de Dia de Mosteiró, Vila do Conde.
A companhia explicou que “Incandescente” junta teatro físico, dança, marionetas de sombra, música ao vivo e artes ‘foley’ (sonoplastia), e tem direção artística e encenação a cargo de Mariana Amorim e Tommy Luther.
Tommy Luther também interpreta o espetáculo que tem estreia marcada para este sábado, no Favo Das Artes de Mondim de Basto, concelho do distrito de Vila Real.
Segundo foi anunciado, a receita da bilheteira será oferecida na totalidade à corporação dos Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto.
A Esquiva Companhia de Dança é uma estrutura financiada pela Direção-Geral das Artes (DGARTES), estrutura do Ministério da Cultura.