Última hora

PSD quer audição de comissão sobre eventual encerramento de urgências de obstetrícia no país

15 Outubro 2022
PSD quer audição de comissão sobre eventual encerramento de urgências de obstetrícia no país
País
0

O PSD requereu a audição da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia sobre o eventual fecho de serviços de obstetrícia no país, apontando para um contexto de “manifesto alarme social”.
Num requerimento dirigido ao presidente da Comissão de Saúde, o social-democrata António Maló de Abreu, o grupo parlamentar do PSD requer a audição urgente da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, argumentando que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) “encontra-se numa fase crítica da sua existência” e que, devido à “falta de atratividade das condições de trabalho que oferece aos profissionais de saúde, está a sofrer uma crescente debandada de médicos altamente qualificados, bem como de outros profissionais experientes”.
Esta realidade, continuam, “está a degradar as condições de assistência maternoinfantil”.
“No corrente ano, a especialidade de obstetrícia e ginecologia tem sido um caso paradigmático em termos de quebra no acesso dos utentes aos cuidados de saúde, situação que se tornou particularmente visível e gravosa em inúmeros serviços de urgência e blocos de partos de hospitais do SNS, que, de Norte a Sul do país, têm encerrado temporariamente”, lamentam.
O PSD refere que a ex-ministra da Saúde, Marta Temido, criou “uma Comissão, coordenada pelo professor Diogo Ayres de Campos, à qual compete, de um modo geral, o acompanhamento da resposta em urgência de ginecologia/obstetrícia e bloco de partos”.
“Sucede que, após algumas semanas de notícias referindo a possibilidade de encerramento de serviços de urgência de obstetrícia e ginecologia, foi há dias divulgado na comunicação social que a referida Comissão terá proposto ao Governo o encerramento permanente de um conjunto de serviços de diversas unidades hospitalares do SNS”, sublinham.
Foram nomeados, escrevem os sociais-democratas, “os casos dos hospitais de Vila Franca de Xira, Barreiro, Guarda, Castelo Branco, Famalicão e Póvoa de Varzim”.
“Sendo manifesto o alarme social que esta notícia está a causar na população portuguesa, entende o grupo parlamentar do PSD que a Assembleia da República deve ouvir os esclarecimentos e justificações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos para os encerramentos propostos”, afirmam.
O PSD ressalva, no entanto, que “a audição da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos, em nada prejudica a responsabilidade política do Governo numa eventual decisão de encerramento permanente de serviços de saúde hospitalares do SNS”.