Última hora

Festival Sons do Património com 17 concertos grátis na Área Metropolitana do Porto

23 Setembro 2022
Festival Sons do Património com 17 concertos grátis na Área Metropolitana do Porto
Cultura
0

A 5.ª edição dos Sons do Património realiza-se de 4 a 28 de outubro, com 17 concertos de entrada livre, que acontecem em 17 locais especiais da Área Metropolitana do Porto, anunciou a organização.
O ciclo de 17 concertos de música erudita, jazz, tradicional, rock ou eletrónica arranca no dia 4 de outubro com o músico e compositor Samuel Martins Coelho, que atua na Igreja de São Pedro Fins, na Maia.
Prossegue no dia 7, no Museu da Memória, em Matosinhos, com a atuação de Lavoisier, que apresenta o novo álbum, “Viagem a um reino maravilhoso”, e que conta com a participação do músico Carlos Bica. No mesmo, dia 7 de outubro, pelas 21:30, na Ponte dos Coronados, em Vale de Cambra, atua Galadum Galundaina.
O ciclo de concertos continua no dia 8 com três concertos. O primeiro, pelas 17:00, no Face – Fórum de Arte e Cultura, em Espinho, com Galo Cant’Às 2, numa ‘jam session’ de bateria, percussões e contrabaixos.
O segundo concerto de dia 8 de outubro está marcado para as 18:30, no Centro de Memória, em Vila do Conde, com a atuação da artista Dada Garbeck, em que se espera que apresente o seu novo trabalho, “Vox Humana”.
Para encerrar o dia 8, está prevista a atuação de Ana Bacalhau com o Quarteto Verazin, em Rates, na Póvoa de Varzim.
A Garota Não atua no dia 9, no espaço Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, onde se prevê que apresente o seu mais recente disco de originais, “2 de Abril”, data que celebra a Constituição da República Portuguesa e o nome do bairro setubalense, onde a ‘cantautora’, de nome Cátia Mazzari Oliveira, nasceu e cresceu.
No dia 14, a música rap de Stray toma conta da Fábrica Viarco, em S. João da Madeira, com o seu novo disco, “Rafeiro”, inspirado pelas canções de trabalho, pelo blues e pela cantilena, com música jazz e folclore transmontano.
O Expresso Transatlântico atua no dia 15, pelas 17:00, em Castro do Monte Padrão, em Santo Tirso, e, pelas 18:00, no Atelier da Pedra do Escultor Paulo Neves, em Oliveira de Azeméis, é a vez do concerto da artista Ana Lua Caiano.
O dia 15 termina com a atuação da guitarrista Marta Pereira da Costa, às 21:30, na Igreja de Vandoma, em Paredes.
O ciclo de concertos continua a 16 de outubro, pelas 16:00, no Museu do Papel, em Santa Maria da Feira, com Tó Trips e Miramar, projeto dos guitarristas Frankie Chaves e Peixe, no Centro Cultural de Campo, em Valongo.
No dia 22 de outubro, há dose tripla de concertos. O primeiro é de Azar Azar, na Casa Guerra Junqueiro, Museu da Cidade, no Porto, pelas 15:00. O segundo é assinado pela voz e guitarra de Válter Lobo, e acontece no Lugar do Desenho, na Fundação Júlio Resende, em Gondomar, pelas 18:00.
O dia 22 termina com a música sacra dos organistas Filipe Veríssimo e Marco Brescia, num concerto agendado para as 21:30, na Igreja de Santiago de Bougado, na Trofa.
O certame de música encerra no dia 28 de outubro, com a banda Virgem Sutra a atuar na Praça Brandão de Vasconcelos, em Arouca.
“Este ciclo de concertos, que propõe a música como veículo de aproximação das populações aos lugares patrimoniais, teve início em 2018 e vem gerando encontros inesperados, intimistas e irrepetíveis entre os visitantes, património, comunidades e alguns dos melhores nomes da música feita no nosso país”, considera o presidente do Conselho Metropolitano do Porto, Eduardo Vítor Rodrigues.
Todos os 17 concertos nos 17 lugares diferentes são grátis.