Última hora

Feira Medieval de Matosinhos recria casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles

7 Setembro 2022
Feira Medieval de Matosinhos recria casamento entre D. Fernando e D. Leonor Teles
Cultura
0

O Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos, recebe entre hoje e domingo a Feira Medieval “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” que culminará com a recriação histórica do casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles, indicou a Câmara.
Este matrimónio, que deu origem à crise de 1383-1385, vai ser recriado no domingo, 745 anos depois, com um desfile de guerreiros, acrobatas, nobres, clérigos e membros do povo, adiantou o Município de Matosinhos, em comunicado.
D. Fernando será interpretado pelo ator António Camelier e D. Leonor pela bailarina e coreógrafa Vanda Gameiro, especificou.
“Este casamento real é um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa, pois esteve envolvido em muita polémica (…) a cerimónia ocorreu no Mosteiro de Leça do Balio, debaixo de protestos por parte do povo, reprimidos violentamente pelo rei”, sublinhou.
Além deste momento, a feira, que terá as habituais tabernas de petiscos, bebidas e doçaria conventual, vai proporcionar aos visitantes a possibilidade de assistir ao trabalho executado ao vivo por artesãos e à recriação de várias lendas, vincou.
Estes poderão ainda interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas, saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes.
O evento oferece ainda animação, música, dança, visitas guiadas ao património, torneios a cavalo, treinos de armas e de aves e oficinas para os mais novos.
No século XII, o Mosteiro de Leça do Balio tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso, conhecidos como “hospitalários”.
O local desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica.
Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a Rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira.