Última hora

Autarca da Póvoa do Varzim propõe devolução às Câmaras de parcela no Fundo de Apoio Municipal

19 Setembro 2022
Autarca da Póvoa do Varzim propõe devolução às Câmaras de parcela no Fundo de Apoio Municipal
Política
0

O presidente da Câmara Municipal de Póvoa do Varzim propôs que o Governo devolva aos municípios a sua contribuição no Fundo de Apoio Municipal (FAM), de forma a aliviar a situação financeira das autarquias.
O Fundo de Apoio Municipal (FAM) foi constituído em 2014, com um total de 418 milhões de euros, em partes iguais pelo Estado e pela totalidade dos municípios portugueses, para a recuperação financeira das autarquias em situação de desequilíbrio financeiro.
“O montante total não chegou a ser utilizado a 50%, portanto não se percebe porque é que o Governo não devolve [a parte] aos municípios que fizeram a contribuição dos 50% [do capital]”, disse Aires Pereira, que interveio no Encontro Nacional de Autarcas, que decorreu em Viseu.
No painel sobre descentralização de competências, o autarca social-democrata defendeu que, face à atual conjuntura económica, essas verbas seriam importantes para mitigar os efeitos penalizadores dos aumentos da inflação, dos custos de energia e da falta de atualização da transferência de verbas do Estado para as autarquias no processo de descentralização de competências.
Segundo Aires Pereira, “no caso do município da Póvoa do Varzim são quase dois milhões de euros, que eram importantes para acudir a estas situações, uma vez que o dinheiro está parado à ordem do Tesouro e não aproveita a ninguém”.
O presidente do município da Póvoa do Varzim considera que faz todo o sentido que a “ANMP pegue nesta proposta e a leve para a mesa das negociações com o Ministro das Finanças, que também já foi autarca em Lisboa, que também contribuiu de forma líquida para o FAM [Fundo de Apoio Municipal], de forma que aquele dinheiro possa ser devolvido”.
“Acho que é tempo de se resolver esta questão por forma a devolver aquilo que é dos municípios para que possamos ter alguma liquidez para continuarmos a enfrentar esta situação tremendamente difícil que vivemos”, sublinhou.
O Encontro Nacional de Autarcas decorreu durante todo o dia de sábado, em Viseu, com a gestão e financiamento local e a descentralização de competências na agenda de trabalhos.