Última hora

Vila Nova de Famalicão vai criar Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas

10 Agosto 2022
Vila Nova de Famalicão vai criar Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas
Local
0

O concelho de Vila Nova de Famalicão vai ter uma Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, anunciou o município.
Em comunicado, a autarquia refere que a equipa trabalhará sob coordenação do vereador do Ambiente e terá como missão o acompanhamento da política climática e das políticas setoriais com impacto nos objetivos municipais em matéria de descarbonização e alterações climáticas.
Acrescenta que a equipa vem no seguimento do desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.
Em 2017, o município de Famalicão assumiu o compromisso de cumprir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), tendo obtido, no Índice de Sustentabilidade Municipal do Centro de Estudos e Sondagem de Opinião (CESAOP) da Universidade Católica, um índice global de 69,5%, em 2021, superando a média nacional que se situa nos 65,7%.
No âmbito da ação climática, o município destaca o projeto municipal “Life – Natural Adapt 4 Rural Áreas”, que avançou para o terreno este ano e que visa a minimização das alterações climáticas no território.
“Através deste projeto, estão a ser implementadas soluções baseadas no ecossistema, nomeadamente, a replicação e aproveitamento dos ‘serviços’ que a natureza providencia naturalmente, bem como a recuperação de habitats naturais que têm a capacidade de reter a água e infiltrá-la nos lençóis freáticos, evitando assim o efeito das cheias a montante e aumentando a quantidade de água nos lençóis para utilização durante o verão, em períodos de seca”, explica.
A criação da Equipa Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas surge no seguimento da Lei 98/2021, de dezembro de 2021, que impõe aos municípios que, no prazo de dois anos, a partir da sua entrada em vigor, procedam à elaboração de um Plano Municipal de Ação Climática.