Última hora

FC Porto perde na visita ao Rio Ave e deixa Sporting de Braga na frente da I Liga

29 Agosto 2022
FC Porto perde na visita ao Rio Ave e deixa Sporting de Braga na frente da I Liga
Desporto
0

O campeão FC Porto sofreu este domingo a primeira derrota na I Liga portuguesa de futebol, ao perder por 3-1 no terreno do Rio Ave, em jogo da quarta jornada, deixando o Sporting de Braga isolado na frente.
Os vilacondenses conquistaram o primeiro triunfo na presente edição, que marca o regresso ao principal escalão, graças aos dois golos do ganês Yakubu Aziz, aos 22 e 43 minutos, e de Pedro Amaral, aos 33, num encontro em que os ‘dragões’ reduziram aos 90+3, pelo espanhol Toni Martínez, depois de o iraniano Mehdi Taremi ter desperdiçado uma grande penalidade, aos 62.
Com este desaire, o campeão FC Porto fica a um ponto do líder Sporting de Braga, e em igualdade com o Benfica, que tem em atraso a receção ao Paços de Ferreira, marcada para esta terça feira, e o Portimonense, todos com nove, enquanto o Rio Ave sobe ao grupo dos 10.ºs classificados, com quatro.
“Há pouco a explicar, entrámos no jogo numa forma que não foi planeada. Queiramos ser superiores, condicionar a dinâmica do adversário, mas não conseguimos.
Deixámos que o adversário nos atraísse e jogasse de forma direta, perdemos bolas, e fizemos apenas uma falta na primeira parte.
Como treinador estou envergonhado com a primeira parte que hoje fizemos. Não fui digno de me sentar na cadeira do FC Porto.
Tínhamos de ser mais inteligentes, de ter a motivação que o Rio Ave teve, que é normal quando se defrontam os três ‘grandes’, mas acabámos por sofrer três golos em cada remate que fizeram”, disse Sérgio Conceição, treinador do FC Porto.
“Dos 10 jogos com mais tempo útil do campeonato até aqui, o Rio Ave está em três. A partida de hoje foi a que teve mais tempo útil em toda a jornada. Não se deixem iludir.
Na primeira parte fomos uma equipa que quis muito ganhar. Tivemos boa circulação, e apesar de o FC Porto ter assumido o jogo, conseguimos controlar vários espaços e fazer uma diferença em termos individuais.
Os nossos jogadores superaram-se, tiveram critério e temos de valorizar as coisas boas que as equipas pequenas fazem. Isto não é uma ditadura. Estivemos bem no contra-ataque e fizemos golos bonitos”, disse Luís Freire, treinador do Rio Ave.
Na próxima jornada, o FC Porto desloca-se ao terreno do Gil Vicente, a 3 de setembro, pelas 20:30. O Rio Ave também joga fora, no reduto do Desportivo de Chaves, a 5 de setembro, pelas 21:15.