Última hora

ASAE apreende 650 quilos de alimentos de origem animal por “falta de rastreabilidade” no Porto

17 Agosto 2022
ASAE apreende 650 quilos de alimentos de origem animal por “falta de rastreabilidade” no Porto
Local
0

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, no Porto, 650 quilos de géneros alimentícios de origem animal por “falta de rastreabilidade e por manuseamento e alteração de condição qualitativa abusivas”, informou hoje.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) explica que a apreensão foi feita numa operação de fiscalização direcionada a um entreposto frigorífico para verificação do cumprimento das condições de armazenagem e manipulação de produtos cárneos, a cargo das Brigadas de Indústrias da Unidade Regional do Norte – Unidades Operacionais do Porto e Mirandela.
No âmbito da referida ação, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) procedeu à apreensão de 650 quilos de géneros alimentícios de origem animal, de diversas tipologias de carne, sendo que, após serem submetidos a perícia, “250 quilos dos géneros alimentícios foram classificados de anormais”, já que apresentavam “notória formação de cristais, gelo na sua superfície, desidratação e descoloração, alguns com cor amarelada, tendo ainda, ultrapassado a data de durabilidade mínima e a data de limite de consumo”.
A restante carne apreendida, cerca de 400 quilos, após avaliação pericial foi considerada como alimentação animal segura e doada para o Jardim Zoológico da Maia.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) refere ainda que procedeu à instauração de um processo contraordenacional “por ausência de rastreabilidade e recondicionamentos e manipulações abusivas, no caso, a passagem do estado de refrigerado para o estado de congelado dos produtos”.