Última hora

Rio Ave quer “estabilidade” no regresso à I Liga

1 Julho 2022
Rio Ave quer “estabilidade” no regresso à I Liga
Desporto
0

O Rio Ave, ainda sem reforços, iniciou esta quarta feira, 27 de junho, a preparação do seu regresso à I Liga portuguesa de futebol, elegendo a “estabilidade” como a palavra-chave para abordar a nova temporada.
Depois de ter competido a época passada no segundo escalão, interrompendo um ciclo de 13 anos consecutivos na I Liga, o conjunto vilacondense quer voltar a cimentar-se no patamar maior do futebol nacional e apostou na base do grupo de 2021/22 para conseguir esse objetivo.
“Temos a missão de fazer um campeonato tranquilo. Fomos campeões da II Liga e temos jogadores de qualidade para encarar este novo desafio. Não vão ficar todos, mas queremos manter os alicerces da equipa”, disse o técnico Luís Freire.
O treinador, que orientou o conjunto da foz do Ave à subida de divisão, e recentemente renovou contrato por mais duas temporadas, quer uma equipa “com identidade forte, que valorize o clube e os jogadores”, esperando mostrar “o futebol positivo que o Rio Ave habituou os adeptos”.
“O campeonato é o nosso principal objetivo, mas também queremos deixar uma boa imagem nas taças, como tem sido tradição neste clube. O planeamento será feito para que a equipa se apresente bem em todos os momentos”, completou Luís Freire.
O plantel iniciou os trabalhos ainda sem reforços, mas o treinador garante que os ‘alvos’ já estão identificados.
“Desde que acabou a época passada que estamos a trabalhar para identificar jogadores que possam acrescentar qualidade e capacidade. Vários já estão sinalizados, mas sabemos que o mercado será longo. O importante é estarmos prontos e organizados quando a competição começar”, disse Luís Freire.
Um desses primeiros reforços pode ser o ponta de lança Pedro Mendes, jogador que pertence aos quadros do Sporting e que já na época passada esteve em Vila do Conde, por empréstimo, apontando 10 golos.
“Já há um acordo entre clubes e o jogador tem vontade de continuar. Estamos nos acertos finais e acredito que brevemente vai assinar”, disse António Silva Campos, presidente do Rio Ave.
O dirigente prometeu “um reforço da equipa” nas próximas semanas, mas garantiu que o clube não se vai precipitar nesta fase em que o “mercado ainda está confuso”.
“Ainda há poucos movimentos, os jogadores estão à espera de boas propostas e é difícil negociar. Vamos aguardar para conseguirmos o que pretendemos”, disse o dirigente.
Sobre as expectativas para a nova temporada, António Silva Campos estabeleceu o patamar numa prestação “tranquila” para evitar “a inesperada descida de divisão” que aconteceu em 2021.
“Este será um ano de transição, em que temos de nos reorganizar. Vamos manter um grupo forte e as expectativas são de fazer um campeonato tranquilo, com um futebol positivo. Se assim for, a classificação vai aparecer naturalmente”, rematou.
O primeiro ensaio da pré-temporada do Rio Ave acontece já em 2 de julho, num jogo-treino com uma seleção de jogadores do campeonato de futebol popular de Vila do Conde, seguindo-se embates com Sporting de Braga B (9 de julho), Tondela (9 de julho), Paços de Ferreira (16 de julho), Feirense (16 de julho), Santa Clara (23 de julho) e com o Académica de Viseu (30 de julho), que será o jogo de apresentação.