Última hora

Matosinhos espera ter “em breve” relatório sobre contaminação do terreno cedido pela Galp

23 Abril 2022
Matosinhos espera ter “em breve” relatório sobre contaminação do terreno cedido pela Galp
Economia
0

A presidente da Câmara de Matosinhos adiantou que o relatório sobre o grau de contaminação do terreno cedido pela Galp à autarquia, na sequência do encerramento da refinaria em 2021, deverá ser entregue “muito brevemente”.
“Era para ser entregue até 31 de março e não foi, agora esperamos que o relatório sobre o grau de contaminação do terreno cedido [pela Galp] à câmara seja entregue a qualquer momento”, referiu Luísa Salgueiro, no final de uma reunião do executivo municipal.
A autarca acredita que a área cedida pela Galp, que é de aproximadamente de 40 hectares e se localiza no topo Norte, não precisará de ser descontaminada porque não tinha equipamentos, nem atividade.
Nessa parcela, a autarquia pretende construir uma cidade da inovação ligada às “energias do futuro”, no âmbito de um protocolo de cooperação entre a Galp, a Câmara de Matosinhos e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A cidade da inovação pretende potenciar “um ecossistema urbano, social e ambientalmente sustentável, incluindo comércio e serviços, hotelaria, restauração, indústria 5.0, habitação, equipamentos culturais e de lazer, com destaque para um ‘Green Park’ [parque verde]”.
Luísa Salgueiro abordou esta questão na reunião, depois de ser questionada pelos vereadores do PCP, PSD e do Movimento António Parada, Sim! sobre as declarações do presidente executivo (CEO) da Galp, Andy Brown, que avisou que vai ser preciso “paciência” até que a descontaminação dos solos da refinaria de Matosinhos fique concluída, para dar lugar à cidade da inovação prevista para os terrenos.
“Estamos absolutamente determinados em Matosinhos, para criar este ‘hub’, mas tenho de avisar toda a gente que vão ter de ser muito pacientes”, afirmou o gestor, num encontro com jornalistas, na sede da Galp, em Lisboa.
A autarca, que recusou comentar estas declarações por as desconhecer, esclareceu que o plano de desativação da refinaria entregue pela Galp, que refere que a descontaminação dos terrenos poderá só estar concluído na próxima década, não envolve a parcela cedida pela empresa à câmara.
“Sobre o plano de desmantelamento e descontaminação [da refinaria] que a Galp apresentou é importante clarificar que não engloba a parcela cedida à câmara, mas todo o restante”, disse.
Dos cerca de 260 hectares que ocupava a refinaria, a Galp cedeu 40 deles à autarquia para aí desenvolver projetos de utilidade pública e aplicar as verbas do fundo para a transição justa, recordou.
Desta forma, acrescentou, o plano de desativação da refinaria engloba apenas os outros 220 hectares de terreno, não pondo em causa a utilização dos fundos, nem a concretização da cidade de inovação.