Última hora

Saúde Pública de Leiria investiga surto de Gripe A que já ultrapassa 60 casos e há 18 focos no país

7 Março 2022
Saúde Pública de Leiria investiga surto de Gripe A que já ultrapassa 60 casos e há 18 focos no país
País
0

A Saúde Pública de Leiria e a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) informaram que está em curso a investigação epidemiológica a um surto de Gripe A que já atingiu mais de 60 jovens.
Numa nota de imprensa, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) informa ainda que, na sequência da elevada afluência de jovens com idades entre os 14 e os 24 anos ao Centro Hospitalar de Leiria (CHL), com sintomas moderados de febre, tosse e dores musculares, a Unidade de Saúde Pública (USP) do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral e o Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) avançaram com uma investigação epidemiológica.
Foram observados, até ao momento, nas urgências do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) mais de 230 jovens com os referidos sintomas, dos quais 63 foram diagnosticados com Gripe A e 15 com Covid-19, informam as autoridades de saúde.
“Estes resultados apontam para a existência de um surto de infeções virais, maioritariamente de Gripe A”, salienta o comunicado.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) acrescentou que os sintomas não têm sinais de gravidade. A “maioria” dos jovens já teve alta, “tendo alguns deles já retomado a atividade escolar”.
“Os sinais e sintomas apresentados, os resultados das análises efetuados no hospital e os resultados preliminares da investigação ambiental da responsabilidade da USP [Unidade de Saúde Pública] são concordantes e afastam o diagnóstico de infeção por Legionela”.
Para além da investigação ambiental, a Unidade de Saúde Pública (USP) contactou os jovens e as famílias para aconselhamento e vigilância.
Simultaneamente foi promovido o contacto com os clínicos, “de modo a clarificar e atualizar a situação epidémica para uma intervenção mais adequada”.
A Administração Regional de Saúde do Centro (ARS-C) aconselha que, perante a gripe, “devem observar-se as já conhecidas recomendações de prevenção de doenças transmissíveis, particularmente o uso de máscara quando indicado e as medidas de higienização”.
A Unidade de Saúde Pública (USP) mantém-se atenta à situação em articulação com o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), lê-se ainda no comunicado.
Após várias informações veiculadas nas redes sociais sobre um possível surto de Legionela em adolescentes e jovens adultos que participaram numa festa num estabelecimento de diversão noturna, mais de 200 jovens deslocaram-se ao hospital, na quinta feira, com sintomas de febre, tosse e dores musculares, adiantou uma nota do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
“Até ao momento, foram observados 130 jovens na Urgência Pediátrica, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, com sintomas de febre, tosse e dores musculares”, acrescentou o Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
Também recorreram ao Serviço de Urgência Geral mais de 100 jovens adultos, com idades compreendidas entre os 18 e os 24 anos, “com sintomas de febre, tosse, dores musculares e sintomas respiratórios, sem sinais de gravidade”.
“Foi diagnosticada gripe, que apresenta uma elevada taxa de transmissibilidade e os utentes já tiveram alta”, referiu ainda o mesmo comunicado do Centro Hospitalar de Leiria (CHL).
A Gripe das Aves foi detetada numa exploração caseira com galinhas e frangos na freguesia de Gião, no concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, ascendendo a 18 o número de focos em Portugal, indicou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.