Última hora

Turismo Porto e Norte de Portugal congratula-se com certificação do Caminho Português da Costa

7 Fevereiro 2022
Turismo Porto e Norte de Portugal congratula-se com certificação do Caminho Português da Costa
Cultura
0

A Turismo do Porto e Norte de Portugal congratulou-se pela certificação do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela em Ano de Jacobeu, considerando que ajudará na “valorização de um ativo turístico, cultural e patrimonial” da região.
“Está certificado o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, que une Porto a Valença (Espanha), o que significa um passo decisivo para a valorização de um ativo turístico, cultural e patrimonial do destino” (…), estimando-se “que será possível um crescimento exponencial de peregrinos e turistas no território”, lê-se num comunicado divulgado pela Turismo do Porto e Norte de Portugal.
O Caminho Português da Costa tem 138 quilómetros de extensão e atravessa os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença e é o primeiro que a Turismo do Porto e Norte de Portugal candidatou à comissão de certificação, após a assinatura em 2021 do memorando de entendimento com dez autarquias da região.
Para o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, trata-se de uma “excelente” notícia para os milhares de peregrinos que fazem aquele traçado e que ajuda a estruturar o Caminho da Costa para Santiago de Compostela como um “produto estratégico”, que abarca vários segmentos turísticos, designadamente o “turismo religioso, cultural, patrimonial e gastronómico”.
O presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal explicou que a certificação do Caminho Português da Costa resulta dum trabalho em rede da Entidade Regional de Turismo com os municípios abrangidos e acaba por ser “duplamente relevante por ser Ano Jacobeu”.
“Estamos agora em melhores condições de promover um itinerário mais seguro, estruturado e sinalizado, permitindo uma melhor experiência a todos aqueles que o usufruam”, considera Luís Pedro Martins.
O Caminho Português de Santiago é, segundo Luís Pedro Martins, um dos principais ativos turísticos da região, razão pela qual faz parte da estratégia de promoção externa do destino.
A Turismo do Porto e Norte de Portugal, em parceria com a Direção Regional de Cultura do Norte, o Turismo da Galiza e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal levaram a cabo o projeto “Facendo Caminho”.
Trata-se de uma estratégia para a estruturação, proteção e valorização das rotas portuguesas dos Caminhos de Santiago na eurorregião Galiza/Norte de Portugal, com a missão de melhorar as condições de afluência aos caminhos, reforçando a identidade transnacional e incrementando a participação das populações locais na proteção e conservação das rotas.
Os Caminhos de Santiago são uma rota milenar seguida por milhões de peregrinos desde o início do século IX, quando foi descoberto o sepulcro do apóstolo Santiago.
Em 2019, antes da pandemia da Covid-19, a peregrinação rumo à catedral de Santiago de Compostela para venerar as relíquias do Santo, a pé, a cavalo ou em excursões, atingiu o recorde, com 350 mil peregrinos. Este ano, em Santiago de Compostela celebra-se o Ano Santo, também conhecido por Jacobeu, uma vez que 25 de julho, dia de Santiago Maior, coincide com um domingo.