Última hora

Pescador vilacondense fingia ser futebolista nas redes sociais para cometer crimes sexuais

11 Fevereiro 2022
Pescador vilacondense fingia ser futebolista nas redes sociais para cometer crimes sexuais
Local
0

O pescador de 29 anos de idade, residente em Vila do Conde, que foi esta quinta feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por usar as redes sociais para chantagear, “até à exaustão”, jovens das zonas Norte e Centro do país, exigindo-lhes favores sexuais e extorquindo-lhes dinheiro, usava a identidade de um atleta do Sporting Clube de Portugal para abordar as vítimas.
Além de usar o nome de um jovem atleta promissor leonino, o arguido também se intitulava empresário ou intermediário de futebol para aliciar as vítimas, num primeiro contacto, nas redes sociais.
Depois, sempre sob identidades falsas, levava as jovens com idades entre os 13 e os 23 anos a enviar-lhe fotos ou vídeos íntimos. Convencidas que estavam estabelecer uma relação com uma pessoa bem-intencionada e mediática, as vítimas acabavam por enviar as fotos.
Em comunicado, a Polícia Judiciária (PJ) explica que o homem “confrontava as potenciais vítimas com o facto de possuir fotografias delas, em situações comprometedoras e de natureza sexual, para através de chantagem e coação lhes extrair mais conteúdos de natureza idêntica”.
Com a sua conduta, levou algumas das vítimas, “aterrorizadas com as consequências da eventual divulgação dos conteúdos, a cederem a manter relações sexuais com o arguido”, relata a Polícia Judiciária (PJ).
O arguido também obrigava as jovens a fornecerem-lhe as ‘passwords’ de acesso aos seus perfis das redes sociais, que usava para angariar mais vítimas, “fazendo-se passar por pessoa real e de confiança”.
Em causa está a prática dos crimes de violação, extorsão, pornografia de menores e outros de natureza informática.
A Polícia Judiciária (PJ) diz não poder ainda quantificar quantas jovens foram alvo do predador, “apelando a eventuais vítimas deste agressor que apresentem as respetivas denúncias”, permitindo deste modo “responsabilizá-lo criminalmente pelo maior número de crimes cometidos”.
O pescador de Vila do Conde foi levado ao início desta quinta feira para o Tribunal de Instrução Criminal do Porto para ser ouvido em primeiro interrogatório judicial.