Última hora

Oito municípios da Área Metropolitana do Porto reciclaram 17.813 toneladas de resíduos em 2021

1 Fevereiro 2022
Oito municípios da Área Metropolitana do Porto reciclaram 17.813 toneladas de resíduos em 2021
Local
0

Cerca de 209 mil habitantes dos oito municípios servidos pela empresa intermunicipal Lipor entregaram, em 2021, 17.813 toneladas de resíduos para reciclagem, um aumento de 17% em relação ao ano anterior.
De acordo com a nota enviada agora pela empresa intermunicipal de gestão de resíduos, estes materiais para “valorização orgânica e multimaterial” são “provenientes de recolha seletiva porta-a-porta residencial e de proximidade com acesso condicionado”.
Em 2021, a Lipor recebeu 14.437 toneladas de materiais para reciclagem (plástico e metal, papel e cartão, vidro) e 3.376 toneladas de resíduos alimentares e verdes na Central de Valorização Orgânica.
Segundo a empresa, “o encaminhamento das 17.813 toneladas para valorização permitiu evitar a emissão de 11.804 toneladas de CO2 [dióxido de carbono], o que representa mais de 98.000 viagens Lisboa-Porto”.
“Estes valores são fruto do forte investimento e da aposta que a Lipor e os municípios associados têm desenvolvido no alargamento do Sistema de Recolha Seletiva porta-a-porta e de proximidade com acesso condicionado a mais zonas residenciais, com vista a maximizar e incrementar a quantidade de materiais a enviar para reciclagem”, destaca o comunicado.
Uma aposta que vai continuar em 2022, revela a empresa, que espera, “com o envolvimento e participação dos cidadãos”, continuar “a aumentar significativamente as quantidades de materiais a enviar para reciclagem, fazendo dos oito municípios Lipor um exemplo a nível nacional”.
Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde são os oito concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) servidos pela Lipor.
Esta empresa intermunicipal de gestão e valorização de resíduos urbanos trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes da Área Metropolitana do Porto (AMP).