Última hora

Domínio repartido deu empate a duas bolas num bom jogo entre Leixões e Rio Ave em Matosinhos

7 Fevereiro 2022
Domínio repartido deu empate a duas bolas num bom jogo entre Leixões e Rio Ave em Matosinhos
Desporto
0

O Leixões empatou este domingo, em casa, com o Rio Ave (2-2) num jogo da 21.ª jornada da II Liga portuguesa de futebol, em que as equipas repartiram também o domínio.
O Leixões conseguiu uma exibição personalizada na primeira parte, marcou dois golos de contra-ataque, um por Pastor, aos 31 minutos, e outro por Oliveira, aos 45+2, e o Rio Ave respondeu no segundo tempo com golos de Aziz (67) e Ronan (83).
Este resultado permite aos locais subir do 12.º para o 10.º posto, com 26 pontos, ao passo que os visitantes, que têm menos um jogo, mantiveram o terceiro lugar, com 38 pontos.
O Leixões foi superior ao Rio Ave até ao intervalo, impediu-o de criar perigo, explorou bem as suas fraquezas defensivas e teve arte para marcar dois golos, ambos de contra-ataque pelo lado direito.
Havia cinco minutos quando se gritou golo, mas Oliveira encontrava-se fora de jogo. O Leixões tomou então conta do jogo, conseguiu o primeiro canto e aos 31 minutos fez o 1-0, por Pastor, que correu pelo lado direito sem qualquer oposição e, ainda fora da área, rematou forte e bateu Jhonatan.
O golo de Pastor injetou confiança no Leixões e Seck, no corredor oposto, quase imitou o seu companheiro aos 36 minutos, mas o remate de longe foi à rede lateral da baliza do Rio Ave.
Insatisfeito com o que via, o técnico do Rio Ave substituiu os laterais Alhassane e Sávio por Costinha e Pedro Amaral logo aos 41 minutos. Porém, foi novamente pelo flanco direito que o Leixões chegou ao 2-0, com Kiki a cruzar e Oliveira a finalizar.
A vantagem leixonense justificava-se ao intervalo, mas tudo iria mudar daí para a frente, porque o Rio Ave regressou com mais duas alterações, tendo João Graça e Aziz substituído Amine e Ukra, e com outra atitude virou o jogo a seu favor.
O Rio Ave ganhou nas substituições, que acrescentaram soluções que a equipa não tinha tido até aí, ao passo que o Leixões foi menos feliz com as suas alterações e perdeu a intensidade que tinha revelado no primeiro tempo.
Aziz ameaçou marcar aos 49 minutos, tendo Stefanovic defendido para canto, e depois, aos 67, Wendel e Seck facilitaram e o adversário lançou um ataque rápido, que Aziz aproveitou para reduzir para 2-1.
O empate também foi conseguido por um suplente, Ronan, que deu seguimento, de cabeça, a um cruzamento de Gabrielzinho numa fase em que o Rio Ave dominava e ameaçava marcar e o Leixões estava em dificuldades para conter o opositor.
Restavam ainda dez minutos e o Leixões conseguiu reagir e quase marcar novamente, primeiro por Seck, aos 88 minutos, e principalmente por Oliveira, que já nos descontos falhou uma oportunidade de dar a vitória ao Leixões.