Última hora

Câmara Municipal de Vila do Conde ausculta população para executar plano estratégico 2030

10 Fevereiro 2022
Câmara Municipal de Vila do Conde ausculta população para executar plano estratégico 2030
Política
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai promover novamente uma ronda de inquéritos à população, de forma a recolher contributos para o plano estratégico do concelho na próxima década.
A iniciativa, denominada Agenda 20-30, começou já hoje a ganhar contornos, com o início de um conjunto de visitas às 21 juntas de freguesias do concelho, de forma a auscultar os anseios dos autarcas e da população local.
“A nossa opção inclui a participação dos cidadãos, de uma forma transparente, para que possam fazer parte nas grandes decisões políticas do município. Queremos promover a proximidade, porque a participação efetiva reforça a qualidade da democracia”, disse o presidente da Câmara, o socialista Vítor Costa.
Os inquéritos serão disponibilizados à população através das plataformas digitais da autarquia, mas também em suporte em papel, e além de abordarem temas tão diversos como a mobilidade, ambiente, saúde ou a educação, também estão abertos a sugestões e recomendações dos munícipes.
“Serão os vilacondenses a decidir no imediato, e para a próxima década, as grandes opções que o município deve seguir. Acredito que os grandes temas que abordamos na campanha serão os mais debatidos, mas as respostas são abertas a qualquer assunto”, explicou Vítor Costa.
As respostas aos inquéritos serão anónimas e os dados recolhidos serão posteriormente tratados e analisados por um grupo de trabalho, que os verterá num documento que será apresentado num fórum concelhio, e apresentado à população.
Além dos cidadãos e das juntas de freguesias, a Câmara pretende, também, ouvir as associações e clubes locais, para conferir ainda maior abrangência ao documento.
A recolha, e o tratamento dos dados dos inquéritos, deverá estar concluída até junho, sendo que o documento final será apresentado à população até ao final deste ano.
No mandato anterior, a ex-presidente da Câmara, a independente Elisa Ferraz, apresentou um projeto semelhante, que também envolvia a auscultação à população sobre os assuntos a serem contidos no plano estratégico do concelho para a próxima década.
Vítor Costa, atual líder da autarquia vilacondense, disse que o resultado desse trabalho nunca lhe chegou às mãos, e que por isso vai levar a cabo esta iniciativa.
“Ouvimos falar que o executivo anterior, através de uma empresa, fez, nos últimos meses de mandato, um plano estratégico, mas desconheço o resultado final. Não ficou na Câmara Municipal e nunca me chegou às mãos”, garantiu o atual autarca.