Última hora

Associação da Hotelaria e Restauração pede que seja avaliada manutenção de restrições sanitárias

9 Fevereiro 2022
Associação da Hotelaria e Restauração pede que seja avaliada manutenção de restrições sanitárias
País
0

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apelou para que sejam avaliadas as restrições sanitárias que ainda são aplicadas em Portugal, “para que seja possível o funcionamento das empresas”, segundo um comunicado.
De acordo com a associação, “apesar do número de casos de Covid-19 ainda continuar muito elevado, os internamentos e os óbitos estão com uma tendência estável, muito devido ao sucesso da vacinação, o que tem levado vários países europeus a eliminarem as restrições de combate à pandemia, permitindo às populações e às atividades económicas regressarem à normalidade”.
A associação apontou ainda que “também nesse sentido a Região Autónoma da Madeira aliviou algumas das medidas, designadamente o tempo de isolamento dos infetados, que é reduzido para cinco dias e o fim do isolamento para os contactos com caso positivo”.
Por isso, “face à atual situação epidemiológica, e a exemplo do que tem vindo a ser seguido em outros países, a AHRESP solicita que se avalie a continuidade do quadro de restrições sanitárias que ainda se verificam no restante território nacional, para que seja possível o funcionamento das empresas de restauração e similares e de alojamento turístico”.
De acordo com a entidade, as empresas “têm vindo a encerrar, involuntariamente, devido à ausência de trabalhadores que se encontram infetados ou em isolamento profilático, o que acarreta graves constrangimentos para estas empresas”.
Em janeiro, a AHRESP propôs um conjunto de 20 medidas para relançar o setor, entre as quais alterações no IVA, redução do IRC e IRS, extinção do PEC, apoios à capitalização e, ainda, prorrogação do IVAucher.
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 20.302 pessoas e foram contabilizados 2.963.747 casos de infeção por SARS-CoV-2, que causa a Covid-19, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde (DGS).