Última hora

Sonae e IPLF Holding chegam a acordo para venda de 100% do capital da MDS à The Ardonagh Group

3 Janeiro 2022
Sonae e IPLF Holding chegam a acordo para venda de 100% do capital da MDS à The Ardonagh Group
Economia
0

A Sonae e a IPLF Holding acordaram com o The Ardonagh Group a venda de 100% da MDS, numa transação com um encaixe de 100 milhões de euros e uma mais-valia de 74 milhões de euros para a Sonae.
Em comunicado publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo da Maia indicou que, “após uma longa e bem-sucedida parceria, a Sonae e a IPLF Holding acordaram os termos desta transação com o The Ardonagh Group, o que permitirá ao grupo MDS e à sua experiente equipa de gestão acelerar ainda mais o seu plano de crescimento e presença geográfica através da parceria com um corretor de seguros líder na Europa, com um forte historial e experiência no setor”.
De acordo com a mesma nota, esta operação “enquadra-se plenamente na estratégia de gestão ativa de portefólio da Sonae, dado tratar-se de uma transação atrativa que potencia a criação de valor acionista”. A Sonae detinha até agora 50% da MDS e os restantes 50% estavam nas mãos da IPLF Holding.
Assim, “a transação envolve a venda de 50% do capital social do grupo MDS [pela Sonae], por um encaixe de aproximadamente 100 milhões de euros e deverá gerar uma mais-valia de cerca de 74 milhões de euros para a Sonae”, sendo que “não haverá qualquer impacto nas receitas consolidadas nem no EBITDA [resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações] consolidado da Sonae”.
A empresa indicou ainda que “a conclusão desta transação está sujeita à satisfação das condições usuais para uma transação desta natureza (incluindo as necessárias aprovações regulatórias e da Autoridade da Concorrência) e está prevista ocorrer no primeiro semestre de 2022”.
Na mesma nota, a Sonae recorda que a MDS é “um grupo internacional de corretagem de seguros que oferece aos seus clientes seguros e soluções de gestão de risco à medida, principalmente em Portugal, Brasil, Angola e Moçambique”, que opera em todo o mundo “através da sua rede Brokerslink, tendo atingido um volume de negócios bruto de 75 milhões de euros nos doze meses até junho de 2021, gerindo mais de 500 milhões de euros em prémios de seguros”.
Num comunicado em separado, assinado pelas quatro empresas envolvidas, é detalhado que “o The Ardonagh Group, que se encontra entre os 20 maiores grupos de corretagem de seguros do mundo, tem receitas superiores a 1,5 mil milhões de dólares e emprega cerca de 8 mil pessoas nos seus mais de 100 escritórios”, sendo que, “após a conclusão da operação anunciada”, passará “a ser o único acionista do Grupo MDS, através da sua participada Ardonagh Global Partners”.
Por outro lado, “a atual equipa de gestão e liderança do Grupo MDS continuará em plenas funções, dotada de novos recursos e capital, bem como dando continuidade aos planos de crescimento orgânico e inorgânico, os quais se traduzirão em claros benefícios para os seus principais ‘stakeholders’ – colaboradores, clientes, parceiros e seguradoras”.