Última hora

Rio Ave defende-se da acusação de falta de ‘fair-play’ apontada pela Académica de Coimbra

19 Janeiro 2022
Rio Ave defende-se da acusação de falta de ‘fair-play’ apontada pela Académica de Coimbra
Desporto
0

O Rio Ave defendeu-se da acusação da falta de ‘fair-play’ que lhe foi apontada pela Académica de Coimbra, na sequência do pedido de adiamento que os estudantes fizeram devido aos casos de Covid-19 existentes na equipa, além de outros condicionalismos.
Em comunicado, os vilacondenses vincaram serem apenas cinco os casos de infeções no adversário, fazendo a distinção entre esses e os restantes casos de jogadores indisponíveis. Ressalvando a longa história de ambos os emblemas no futebol português, o Rio Ave recordou ainda que, devido a adiamentos anteriores terá de realizar sete partidas no espaço de um mês.
“O Rio Ave FC tem conhecimento e consciência da situação que vive no momento presente a Associação Académica/OAF face à pandemia e à gestão do plantel profissional.
O presidente da Associação Académica de Coimbra / OAF realizou um contacto telefónico com o presidente António da Silva Campos, no dia 12 de Janeiro, relatando a situação de registo de vários casos positivos no plantel e do receio de a situação piorar aquando a realização dos testes Covid seguintes.
No dia 14 de Janeiro, a Associação Académica de Coimbra /OAF pediu à Liga o adiamento do jogo, alegando dificuldades na constituição de um grupo de jogadores disponíveis para o jogo de dia 17.
A Associação Académica de Coimbra / OAF afirma ter apenas disponíveis 13 atletas para o jogo, não referindo no entanto que da lista de indisponíveis, são apenas 5 os infectados com Covid.
O Rio Ave FC tem, à data de hoje, 3 atletas positivos e afastados desta partida.
O que não foi dito no comunicado da Académica / OAF é que acresce a esta lista de indisponíveis 3 casos de lesão prolongada, um jogador na CAN e dois jogadores castigados, num total de 25 jogadores inscritos na Liga, quando estamos a meio de uma janela de inscrições.
Falar de falta de fair play do Rio Ave FC é tentar encontrar um culpado para dificuldades que vão muito além do Covid e que nós muito lamentamos pela Académica / OAF, porque também sabemos o que é ter lesionados de longa data e jogadores castigados com peso na equipa.
A Académica / OAF tem apenas 25 jogadores inscritos na Liga (para um campeonato de 34 jornadas).
A Académica / OAF não contratou, inscreveu, precaveu ou colmatou lesões de longa data, Covid, CAN e/ou calendário apertado durante o mês de janeiro (janela de transferência).
O Rio Ave FC em Dezembro teve, num espaço de uma semana, 14 atletas e 12 elementos do staff positivos, o que levou ao encerramento das instalações, algo que nos prejudicou no trabalho diário.
O Rio Ave FC teve de seguir um isolamento profilático dos restantes em nome da saúde pública.
O Rio Ave FC transmitiu ao delegado de saúde e Liga todos os dados dos infetados (resultado dos testes, identificação e datas precisas de infeção e alta médica), bem como todos os dados dos isolados.
O Rio Ave FC teve o cuidado de transmitir ao Sr. Presidente da Académica / OAF, que tem 7 jogos em 28 dias marcados no calendário (jogando praticamente de 4 em 4 dias) o que torna, de todo, hercúleo ou mesmo impossível, encontrar datas para mais jogos, ainda para mais acumulando já dois jogos em atraso, e apelou à consciência e bom senso do presidente da Académica / OAF para perceber o cenário e a impossibilidade de encontrar soluções”, tornou público, em comunicado, o Rio Ave Futebol Clube.
A Académica de Coimbra recebe esta quarta feira o Rio Ave, às 18 horas.